São dois títulos mundiais, seis continentais, nove nacionais, 22 estaduais e várias outras conquistas, honrarias (o time do Século XX da Américas) e feitos incríveis (que tal parar uma guerra?). Tudo isso para um clube de uma cidade com pouco mais de 400 mil habitantes, que não é uma capital estadual e nem tem uma das economias mais fortes do país.

O Santos é o maior time do mundo. E é o maior principalmente por ter acumulado tanto sucesso apesar de tantos cenários adversos. O time fabuloso de Pelé fez o favor de vencer a barreira geográfica. Nascido em Santos, o time cresceu com o Rei em São Paulo e conquistou o mundo. É um time sem fronteiras, embora seus próprios torcedores travem uma briga sem sentido entre Santos e São Paulo, Vila Belmiro e Pacaembu.

Nenhum outro clube sofreu tanto com arbitragens tenebrosas como o Peixe. Podemos citar o pênalti não marcado em Pita por Arnaldo César Coelho na final do Brasileirão de 1983. O absurdo da final do Brasileirão de 1995 com o Sr. Márcio Rezende de Freitas, que nem vale a pena lembrar. E só para ficar com uma imagem recente para os mais jovens, o final do jogo contra o Cruzeiro na Copa do Brasil com Gabriel saindo livre na frente do goleiro e o árbitro apitando antes de o tempo acabar.

Nenhum outro time foi tão prejudicado pelos tribunais de FPF, CBF, Conmebol, etc. O Caso Sánchez deixou claro como o clube não tem qualquer força nos bastidores e seus resultados em campo estão sempre sujeitos aos jogos de interesses dos bastidores do esporte.

Nenhum outro clube teve administrações tão temerosas e danosas como o Santos. Ano após ano, presidente após presidente, os torcedores acompanham notícias de amadorismos, negociações polêmicas, acordos suspeitos, medidas de interesses pessoais e não em benefício do clube. Oposição critica situação, situação critica oposição e, no fim, todos parecem uma coisa só (embora nenhum clube tenha também tantos grupos políticos).

Nenhum torcedor sofre tanto quanto o santista. Sofre para encontrar notícias do clube (ou sofria até a chegada do DIÁRIO), sofre para ver os jogos do time na TV, sofre para comprar ingressos com um sistema que sempre dá problema, sofre para encontrar produtos de qualidade do time e sofre pelo amadorismo com o que o clube sempre foi tratado.

O Santos é o maior time do mundo porque mesmo com todos esses fatores citados acima ganhou só nos últimos dez anos uma Copa Libertadores, uma Copa do Brasil, foi vice-campeão brasileiro, ganhou diversos títulos estaduais.

Mesmo com tudo isso, teve depois de Pelé caras como Pita, Rodolfo Rodriguez, Serginho Chulapa, Giovanni, Diego, Robinho, Neymar, Paulo Henrique Ganso e tem Rodrygo.

O Santos é o maior time do mundo porque, mesmo com todo o esforço dos últimos presidentes e do atual, ninguém vai conseguir apagar tudo o que já foi conquistado e, mesmo que sem nenhuma explicação visível, continuará sempre brigando por títulos, levando milhares de torcedores ao estádio como nesta terça-feira diante do Independiente.

O futebol não tem explicação, o Santos muito menos.