O Santos deixou uma boa impressão na vitória sobre o Ceará na estreia no Brasileirão, sábado, no Pacaembu, especialmente no segundo tempo. No primeiro a equipe ainda repetiu os velhos problemas de criação apresentados no Campeonato Paulista, mas depois se soltou, criou bastante e poderia ter goleado o adversário se o atacante Gabigol estivesse em uma noite melhor.

É claro que o Ceará não é parâmetro. A equipe acabou de voltar à Série A, jogou sem um dos seus principais jogadores no meio-campo (Richardson) e perdeu seu capitão (Ricardinho) logo no começo do jogo, mas também é verdade que o Santos enfrentou diversos adversários ruins no Campeonato Paulista e não conseguiu vencer.

Com quase toda a primeira rodada encerrada, dá para dizer que o Peixe pode sonhar com o título brasileiro. Pode e deve sonhar. O Grêmio mostrou sua força ao ganhar do Cruzeiro no Mineirão mesmo sem Geromel e Luan, mas assim com o Santos o time de Renato Gaúcho tem limitações no elenco. Ainda vai perder o volante Arthur e corre o risco de perder Luan e Geromel. Dá para competir.

O Corinthians jogou mal contra o jovem Flu, o Palmeiras já mostramos que podemos encarar, o São Paulo ainda está em formação, o Flamengo não se encaixou e não existe um bicho papão no campeonato. Nem os 5 a 1 do Atlético-PR na Chape intimidam (o primeiro tempo foi 0 a 0 e depois o jogo foi atípico).

Como já escrevemos antes, o Santos tem um dos melhores goleiros do país, tem ao menos quatro zagueiros em um bom nível, tem três laterais que dão conta do recado (Daniel Guedes, Victor Ferraz e Dodô) e tem um primeiro volante (Alison) em grande fase. No ataque, com a volta de Bruno Henrique, o Peixe não deve nada a ninguém. E o Peixe tem um dos melhores técnicos da competição, com mais acertos do que erros.

Faltam o 8 e 10. Thiago Maia quer voltar e o clube sonha com Ganso ou Zelarayán. Se conseguir as duas peças, ficará ainda mais favorito para brigar pelo título. Ou vocês acham que tem muito time melhor por aí que Vanderlei, Daniel Guedes (Victor Ferraz), Lucas Veríssimo, David Braz e Dodô; Alison, Thiago Maia e Zelarayán (ou Paulo Henrique Ganso). Rodrygo (ou Sasha), Gabigol (ou Sasha) e Bruno Henrique?