Nesta quarta-feira, enquanto o Santos sofria diante do Ceará no estádio Presidente Vargas, a equipe Sub-23 goleava o Bragantino por 5 a 2, em Bragança Paulista, na estreia na Copa Paulista. Como era de se esperar, o atacante Diego Cardoso fez um dos gols.

Com a ineficiência do ataque santista, que fez apenas quatro gols após a pausa da Copa do Mundo, a falta de uma oportunidade para o atacante na equipe principal é inexplicável.

Diego Cardoso foi o artilheiro do Campeonato Brasileiro de Aspirantes de 2017, mas viu seus companheiros Diego Pituca e Diogo Vitor ganharem espaço no time principal enquanto ele participou apenas da primeira parte da pré-temporada.

O atacante voltou para o time Sub-23 e continua com o mesmo desempenho. É novamente o artilheiro do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, com cinco gols em cinco jogos, e marcou na estreia na Copa Paulista.

Apontado como joia das categorias de base, com passagem por Seleção Brasileira Sub-20, Diego Cardoso não brilhou logo que foi promovido ao time profissional, em 2014. Fez quatro gols em 16 jogos e foi emprestado ao Vila Nova e ao próprio Bragantino. Agora, mais experiente, merecia uma nova oportunidade.

Não quer dizer que Diego Cardoso pode ser a solução dos problemas do Santos. O time precisa de um camisa 9 de peso para sonhar com alguma coisa na Copa Libertadores e se recuperar no Campeonato Brasileiro, mas já sabemos que a diretoria não tem a velocidade esperada nesse tipo de negociação. Porém, parece claro que hoje Diego Cardoso tem muito mais condições de ajudar do que Yuri Alberto.

Por que, então, ele não ganha uma oportunidade?