Depois de muito tempo, o Santos viajou para o exterior em uma pré-temporada ou inter-temporada. Porém, a aventura santista no México deixou uma imagem ruim dentro e pior fora de campo. O primeiro plano de “internacionalização” da marca do presidente José Carlos Peres foi frustrado.

Vamos começar com uma análise dentro de campo. Em dois jogos, o Santos do “DNA ofensivo”, o “time histórico de Pelé” (como foi até divulgado no México), não fez um gol. Perdeu para o Monterrey (terceiro colocado no último campeonato mexicano) e empatou com o Querétaro (14o colocado). Jair Ventura tentou opções de esquemas diferentes, mas o time mostrou os mesmos problemas do primeiro semestre, especialmente na criação das jogadas.

Sem os reforços sonhados e sem alguns dos titulares, a viagem nem como preparação para o clássico contra o Palmeiras serviu. Após o primeiro jogo o técnico Jair Ventura ainda reclamou da falta de tempo para treinar e o time fez apenas um treino leve antes do segundo.

Lucas Veríssimo não viajou por estar em negociação com o Torino, mas o clube italiano desistiu do jogador depois da demora na resposta do Peixe e contratou Bremer, do Atlético-MG. O empresário do zagueiro reclamou que ele pode perder espaço por não ter viajado. Bruno Henrique viajou contrariado e voltou antes da hora para acompanhar o nascimento do filho.

Fora de campo a imagem foi ainda pior. Primeiro o Santos levou um garoto das categorias de base escondido na delegação por ser filho do empresário que acertou os amistosos. Um garoto que, segundo o pai, tem propostas de vários clubes mexicanos, mas nem espaço no Taubaté na Copa São Paulo de Juniores neste ano conseguiu.

Para fechar com “chave de ouro”, o Santos não conseguiu colocar o jogo contra o Querétaro na TV brasileira. Para piorar, horas antes da partida anunciou a transmissão pela Santos TV. Mais de 10 mil pessoas ficaram esperando para ver, mas quando a imagem entrou era o sinal de um desses links piratas que os torcedores encontram na internet. O clube alegou que fez um acordo com o canal mexicano que transmitiria a partida, mas não recebeu o sinal combinado.  A transmissão pirata foi até o final do primeiro tempo. Depois disso, o link da Santos TV ficou apenas com o áudio da partida.

Só para efeito de comparação, o Palmeiras aproveitou a pausa na Copa para disputar um torneio na Costa Rica. Venceu o Independente Medellín, da Colômbia, por 2 a 0 e a Liga Alajuelense por 6 a 0. Foram oito gols marcados e nenhum sofrido. Os dois jogos foram transmitidos pelo SporTV.