Um time jogando um futebol bonito, com estádio lotado e bem administrado. Seria pedir muito? (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

O ano de 2019 está chegando ao fim e, nessa época, as pessoas geralmente agradecem pelas conquistas do ano e fazem os desejos para 2020. Em Santos, milhares vão para a praia pular as sete primeiras ondas e levarem flores para Iemanjá.

Nós, do DIÁRIO, também temos nossos desejos para o Santos de 2020. Fizemos uma lista aqui com dez desejos para o ano que está chegando. Confira a lista.

1 – Aproveitar o legado de Jorge Sampaoli. E o legado do técnico não é apenas o modelo de jogo, é uma ideia. Uma ideia de grandeza. O Santos é muito grande e tem de entrar em campo dessa forma, como entrou contra Corinthians e Palmeiras na Vila, contra o Flamengo e em muitos jogos da temporada. Tem de jogar para frente dentro e fora de casa. Não pode se intimidar com nenhum adversário.

2 – O Retrofit da Vila precisa sair do papel. Como o DIÁRIO antecipou, as conversas com a W Torre estão em andamento, mas o processo é demorado. Em 2020, esperamos que ao menos o projeto seja aprovado pelo Conselho Deliberativo e pela Prefeitura.

3 – Investir na base. Para continuar competindo de igual para igual com os grandes o Santos precisa investir na base. E aqui está não só na contratação de profissionais gabaritados, mas principalmente na construção de um novo CT (promessa de campanha do presidente José Carlos Peres). Torcemos para que em 2020 esse projeto ganhe forma de verdade.

4 – Honrar os compromissos é obrigação! Chega de dever para empresário, jogador, ex-jogador, ex-funcionário. Outro sonho é ver o Santos melhor administrado.

5 – O time voltar a ter um patrocinador master é um dos objetivos para 2020. Um clube grande como o Santos, que sempre briga no alto, não pode passar um ano inteiro sem patrocinador no espaço mais nobre de sua camisa.

6 – Explorar mais a marca Santos. O clube precisa usar mais seu marketing no Brasil e mundo. É preciso fazer excursões internacionais, jogar mais em regiões do País onde haja grande torcida do clube e a cidade de Santos…ah, a cidade de Santos precisa ser vestida de Santos. Com fotos dos jogadores pela cidade, a Vila e o museu Pelé precisam ser mais explorados, o clube precisa ter lojas oficiais em Santos, São Paulo e em aeroportos. O clube pode ter times em outros esportes, como no NBB (Basquete), Futsal, Vôlei. O Santos é do mundo e é preciso explorar mais a força do clube.

7 – O programa de sócios precisa decolar. Não podemos ter apenas 25 mil sócios, sendo quase 5 mil com cadastros incompletos. Precisa de um plano para sócios de outros Estados, para sócios que moram fora do País. Precisa de novos benefícios para o associado. E o torcedor precisa deixar de criticar tudo nas redes sociais e ir para o estádio. O Santos não pode ter a quinta maior base de fãs na internet e a 18ª melhor média de público do Brasileirão.

8 – É preciso investir mais nas Sereias da Vila. Além de trazer profissionais capacitados e dar estrutura, o clube precisa montar um time forte. A equipe decepcionou na temporada, mas o Peixe é precursor no futebol feminino e precisa fazer um time competitivo. O Santos foi pioneiro no investimento no futebol feminino e, agora que todo mundo está olhando para as meninas, o clube parece estar no sentido contrário.

9 – A política não pode interferir na administração do clube. Em 2020 teremos eleições e não precisamos do conceito de “quanto pior melhor” por parte da oposição, nem de trocas e cabide de emprego da situação. Muito cuidado com as alianças porque a última, como vimos, foi capaz de vencer a eleição, mas deixou o clube ingovernável. E que o associado se informe sobre os planos dos candidatos e votem com consciência.

10 – Títulos! Desejamos muitos títulos, da base até o profissional, principalmente, onde estamos carentes de grandes conquistas. Que 2020 seja um ano de títulos!!!