Paulo Autuori poderia ser o Billy Beane do Santos (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

O Santos, que já não o time mais rico do Brasil, terá um 2020 ainda mais difícil financeiramente, de acordo com o diretor de futebol, Paulo Autuori. O Conselho Deliberativo apontou um déficit de R$ 49 milhões nas contas do clube no primeiro semestre deste ano.

O momento não poderia ser melhor para o Peixe usar a criatividade, ter coragem e partir para uma estratégia como o Moneyball. Para quem ainda não sabe, o conceito nasceu com o gerente geral do Oakland Athletics, Billy Beane. Dono de um dos menores orçamentos da MLB (liga profissional de beisebol dos Estados Unidos), ele passou a adotar as estatísticas como principal critério para a contratação de atletas e chegou aos playoffs.

O conceito se espalhou por todos os esportes americanos e chegou ao Boston Red Sox (um gigante do esporte, como o Santos), que conquistou o título da MLB após 86 anos de jejum usando o Moneyball. O Red Sox pertence ao Fenway Sports Group, do bilionário John Henry, que também é proprietário do Liverpool, de Klopp. E O Liverpool conquistou a Liga dos Campeões deste ano com um elenco e um modelo de jogo construídos com os conceitos do Moneyball (veja mais aqui nessa matéria).

Não tenho certeza se Paulo Autuori conhece o Moneyball e acompanhou a estratégia do Liverpool, mas suas primeiras ações no Santos mostram essa direção. Ele trouxe profissionais para a área de análise de desempenho, scout, preparação de um modelo de jogo.

O torcedor e as pessoas que trabalham no clube precisam entender que gastar muito não significa necessariamente gastar bem (Cueva? Uribe?) e que contratar jogadores não significa reforçar o time (Lucas Venuto?).

Estamos em 2019 e não podemos mais contratar jogadores “porque eu acho ele bom”, “porque eu acho que no Santos ele vai jogar” ou “porque os vídeos dele são bons”.

É preciso uma metodologia!

Esperamos que Paulo Autuori traga essa metodologia para o Santos, torço para que seja o Moneyball.

O Oakland chegou nos playoffs, mas não ganhou a MLB.

O Boston ganhou.

O Liverpool ganhou a Champions.

O Santos, com sua história e seu peso, está mais para Boston e Liverpool que para Oakland.

Basta não ter medo de ser o primeiro a derrubar o muro.