Imagem do futebol brasileiro para o mercado é muito ruim (Crédito: Reprodução)

Muitos torcedores nos perguntam nas nossas Lives qual o motivo para o Santos não ter um patrocinador máster desde a saída da Caixa ou explicações para o clube não conseguir aproveitar a sua grande história, com o maior jogador de todos os tempos (Pelé) e o melhor brasileiro da atualidade (Neymar) e, de fato, internacionalizar a sua marca.

Uma das explicações está no que aconteceu nesta semana com o jogo entre Santos e Ponte Preta. Até terça, às 12 horas, estava confirmado para Volta Redonda na quarta (dia seguinte), às 16 horas. No início da tarde, a partida em Volta Redonda foi suspensa. No final da tarde, por volta das 17 horas, a partida foi marcada para São Januári0 nesta quinta (dois dias depois). No final da noite, no entanto, a Prefeitura do Rio proibiu os jogos na cidade e, na manhã desta quarta, a FPF suspendeu a partida oficialmente.

Em paralelo a isso, um vídeo com a reunião dos principais dirigentes do país vazou nesta terça e nela o presidente da CBF, Rogério Caboclo, ameaçava e usava palavras de baixo calão para os presidentes dos clubes.

Esses fatos só mostram como o futebol brasileiro é um produto muito, mas muito mal tratado.

Grandes empresas hoje em dia dão muita atenção para a área de compliance. Ela é responsável pelas políticas e diretrizes da empresa, por garantir que as regras sejam cumpridas e evitar risco para as marcas.

Patrocinar um clube de futebol hoje em dia é um risco muito grande. Você pode ter a marca da sua empresa envolvida em uma grande polêmica, em acontecimentos negativos, em ações que podem repercutir de forma cruel para a empresa (vimos o que aconteceu na contratação do Robinho).

Nenhuma das 20 principais empresas do Brasil patrocina clubes de futebol. E o CEO de uma delas, a Suzano, é membro do Comitê de Gestão do Santos.

Sobre internacionalização, o produto não é mostrado em outros países. Neste ano, a CBF conseguiu organizar minimamente uma venda de direitos internacionais. Mas qual emissora importante vai comprar se o horário e data dos jogos mudam constantemente? Ninguém sabe quando o jogo vai realmente acontecer.

O produto “futebol brasileiro” só vai melhorar quando uma Liga tomar conta dele.

Sabem quando isso vai acontecer?

Nunca.

Os clubes só olham para o próprio umbigo.