Jogadores do Peixe para jogo da Copa Kirin (Crédito: Masahide Tomikoshi)

Alô Amigos do Urbano!

Sim, agora nós temos uma coluna quinzenal aqui no Diário do Peixe! Vamos utilizar este espaço para relembrar momentos marcantes da história do nosso Santos e comentar sobre os conteúdos que criamos no podcast Amigos do Urbano, que está disponível em diversos agregadores.

Em 1985, o Santos foi até o Japão e de lá trouxe mais um troféu internacional: a Copa Kirin. A conquista alvinegra foi valorizada pelo adversário na grande final, a seleção do Uruguai.

A Copa Kirin foi criada em 1978 com o intuito de desenvolver o futebol no Japão. As primeiras edições tiveram o nome de Japan Cup, mas depois o nome foi alterado pela cervejaria Kirin, que se tornou patrocinadora da competição. Os investimentos da Kirin permitiram convidar grandes equipes do futebol mundial. Em 1985, foi a vez do Santos ser o clube brasileiro convidado (Palmeiras, Botafogo e Internacional já tinham participado).

Além do Peixe, participaram a seleção do Uruguai, a seleção do Japão (integrante em todas as edições), a seleção sub-23 da Malásia, o clube japonês Yomiuri e o inglês West Ham United. A competição foi disputada entre os dias 26 de maio e 6 de junho. O Santos estreou batendo o West Ham, com gols de Mário Sérgio e Zé Sérgio.

Na segunda partida, goleada por 8 a 1 sobre a Malásia Sub-23. Na sequência, empate diante do Uruguai, em 1 a 1. O jogo foi bastante pegado e a rivalidade entre brasileiros e uruguaios entrou em campo. “Eles não acharam o nosso ataque. Gersinho, Mirandinha e Zé Sérgio meteram correria para cima deles”, explicou o zagueiro Davi, que marcou o gol santista nesta partida.

Vitórias contra o Japão e o clube japonês Yomiuri deram ao Santos a melhor campanha da primeira fase, que garantiu vaga na decisão – a segunda melhor equipe foi o Uruguai. Os japoneses estavam muito felizes com a presença santista. “Eles adoravam o Santos. Diziam Santos do Brasil, Santos do Pelé. Davam brindes para os jogadores após os jogos”, comentou Mário Sérgio, um dos principais jogadores do Peixe na campanha.

No dia 06 de junho, santistas e uruguaios entraram no gramado do estádio Nacional, de Tóquio, preparados para uma guerra. Rodolfo Rodríguez, uruguaio, jogou pelo Santos contra sua pátria. E ele foi fundamental em diversos momentos da partida, com defesas incríveis.

Os celestes saíram na frente, mas antes do intervalo o Peixe virou o jogo. Na segunda etapa, mais dois gols do Santos (e um do rival), deram números finais: 4 a 2 para o alvinegro e título sobre uma seleção nacional. Inconformados, os uruguaios apelaram para a violência e no fim do jogo, o pau comeu. “Todo mundo brigou no final do jogo, eles não admitiam uma seleção perder para um time e levar o show que levaram”, contou Humberto, um dos mais experientes daquele time santista.

O episódio 29 do podcast Amigos do Urbano, que conta toda a história da Copa Kirin, está disponível no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Radio Public e Youtube. Venha com os Amigos do Urbano conhecer mais sobre a história do nosso Santos!

Google Podcasts: encurtador.com.br/fgyzA