Léo é um dos maiores jogadores da história do Santos (Crédito: Divulgação)

Alô Amigos do Urbano!

Onde você estava em 13 de maio de 2001?

No episódio 31 do podcast Amigos do Urbano, relembramos cada detalhe da semifinal do Campeonato Paulista de 2001. O Santos empatava com o Corinthians até os 47 minutos do segundo tempo, resultado que garantia presença na grande final. Era a chance que o Peixe precisava para, enfim, encerrar o incômodo jejum de 17 anos sem títulos de grande expressão. Com poucos segundos para o apito final, Ricardinho acertou um chute que marcou toda uma geração de santistas.

Para contar a história daquela partida, que completou vinte anos recentemente, pedimos ajuda para quem viveu aquele momento. Os ex-jogadores Léo, Renato e Robert participaram do programa, com relatos sobre diversos momentos daquela tarde tão triste para o torcedor santista. Fomos buscar o depoimento, também, de torcedores alvinegros que estavam no estádio. Danilo Correia e Thiago Cordeiro contaram suas lembranças do jogo. O jornalista Alex Frutuoso foi outro convidado que relembrou suas histórias daquela tarde e explicou como aquele momento foi fundamental para o seguimento da história santista.

Renato é ídolo na Vila Belmiro (Crédito: Divulgação)

Depois da equipe milionária montada em 2000, os cofres da fortuna pessoal do presidente Marcelo Teixeira fecharam. O insucesso no ano anterior frustrou a todos os santistas e as dificuldades financeiras apareceram antes do esperado. Para 2001, o time do Santos foi montado com as sobras dos medalhões que permaneceram e os jovens que estavam no elenco. O técnico Geninho foi o escolhido para comandar a renovação na equipe. Depois de alguma instabilidade ao longo da competição, o Santos encerrou a primeira fase na segunda colocação, atrás apenas da Ponte Preta. Com isso, nas semifinais encarou o terceiro colocado, o Corinthians. Os rivais iniciaram mal a campanha, mas recuperaram-se e nos últimos oito jogos, venceram sete.

Na primeira partida da semifinal, igualdade. Deivid abriu o placar no primeiro tempo, que foi dominado pelo Peixe. Éwerthon empatou no segundo tempo, que foi dominado pelo Corinthians. Com melhor campanha na fase anterior, o Santos chegou na segunda partida com o empate servindo para a classificação. Depois de muita discussão e mistério ao longo da semana, as equipes foram à campo para definir o finalista. Na outra semifinal, estavam Ponte Preta e Botafogo, de Ribeirão Preto. Mesmo com a boa campanha das duas equipes, todos sabiam que o favorito seria o vencedor da série entre Santos e Corinthians.

Robert foi vice-campeão brasileiro em 95 e depois ganhou o Brasileirão com o Peixe em 2002 (Crédito: Divulgação)

Em 13 de maio de 2001 foi o segundo domingo do mês, então era Dia das Mães. A chuva fina e o tempo frio castigaram os mais de 54 mil torcedores que foram ao Morumbi, mas somente antes da bola rolar. O primeiro tempo foi dos mais eletrizantes dos últimos tempos. Foram várias chances de gols perdidas pelos dois lados. A igualdade do primeiro jogo, permaneceu no segundo. Dodô chutou um pênalti na trave, Marcelinho também. Renato marcou um belo gol para o Santos, Marcelinho também. Aconteceu de tudo naqueles 45 minutos iniciais, mas ainda assim o resultado favorecia o Peixe.

Na segunda etapa, o Santos conseguiu o que queria: esfriou a partida. Os rivais chegaram com perigo apenas duas vezes em 47 minutos. Nas duas, brilhou o goleiro Fábio Costa. Restando poucos segundos do fim, a tragédia se consumou. Gil deixou André Luís no chão e cruzou na área. Marcelinho fez o corta-luz e Ricardinho chutou firme, de chapa, para o fundo do gol. O Santos estava eliminado. O jejum de títulos permaneceria, ao menos, mais um semestre. Lágrimas no gramado, nos vestiários, nas arquibancadas e em diversas localidades do país, onde sempre existe um santista.

A traumática derrota na semifinal de 2001 teve impactos no clube. Os investimentos em jogadores caros diminuíram, a crise financeira aumentou e um ano depois, o time teve que ser construído a partir de jovens jogadores criados nas categorias de base. O resultado você já sabe, mas no episódio 32 vamos falar mais sobre isso.

O episódio 31 do podcast Amigos do Urbano está disponível no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Radio Public e Youtube.

Ouça no Spotify https://open.spotify.com/episode/4Zmt2nJ8wjMF9lH0Q9Vlfb?si=AAqMa5zLSrCdudZJvZa69A&dl_branch=1

Ouça no Youtube

Ouça no Google Podcasts

https://podcasts.google.com/feed/aHR0cHM6Ly9mZWVkcy5yZWRjaXJjbGUuY29tLzBhMzM3NmVkLWYzZjUtNDNiZS1hYzhlLWFlYTIxZjBkNDcyZQ/episode/NGZlMGYyNzktN2E4NS00MjAzLWJlYTItY2Y5ZjYxZTg5ZjY3?hl=pt-BR&ved=2ahUKEwit19LWm7_xAhU7J7kGHQQGCrMQjrkEegQIAhAF&ep=6