Cuca tem contrato com o Santos até o final do Campeonato Brasileiro (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Por Renan Prates, especial para o DIÁRIO DO PEIXE

Escrevo estas linhas ainda remoendo a dura derrota da final da Libertadores. Mas ciente de que é a hora de juntar os cacos e aprender com os erros que tiraram o Santos da Glória Eterna. Se pudesse resumir em poucas palavras o que deveria nortear o futuro santista, diria que a diretoria comandada por Andrés Rueda deveria se basear no seguinte mantra: menos mística, mais profissionalismo.

O Santos de Cuca escreveu uma história gloriosa nesta Libertadores. As vitórias contra a LDU (fora de casa), Grêmio e Boca (em casa) vão ficar guardadas na memória de todos os santistas. Mas levaram o Peixe a um caminho perigoso: o de acreditar que a mística faz parte necessária da história do clube. O de se acostumar com o caos, pois, afinal de contas, “é quando ninguém acredita, que o Santos mostra o seu valor”. O Santos mesmo alongou muito a história dos 4%. O discurso do Alison foi de arrepiar? Foi (e muito). Mas a Libertadores não estava ganha (longe disso).

O próprio Cuca ajuda a colaborar para conduzir o clube a este caminho errado. O treinador deu inúmeras entrevistas tentando relacionar problemas de campo às escolhas de Deus. “Tudo que Deus faz é bom”. Veja…não é questão de criticar as escolhas religiosas (eu mesmo fiz a minha ‘fezinha’ pedindo ao homem lá de cima para o título chegar). É como não tratar de uma forma profissional os problemas que precisam ser resolvidos. O Santos não perdeu pro Goiás porque Deus quis. Perdeu porque relaxou. Relacionar uma coisa com a outra é esconder os verdadeiros problemas.

E é por isso que eu acho que o Cuca não deveria ter o contrato renovado. Veja bem, não é questão de ingratidão….Cuca tem muitos méritos na Libertadores. Mas não tem o perfil que o Santos precisa para reconstruir. Para mudar a imagem de ‘caos’ e de ‘várzea’ deixados por Modesto Roma, José Carlos Peres e Orlando Rollo (entre outros nomes). É um treinador que tem o seu valor por ‘abraçar os caras’ e fazer o grupo acreditar, mas quase sempre que teve que tomar decisões mais lógicas, errou. Ou vocês já se esqueceram das indicações de Laércio e Elias?

Esta temporada atípica impõe desafios ainda maiores para a gestão Rueda, que já deu algumas provas de que está no caminho certo. É hora de reconstruir. Hora de trocar o pneu com o carro andando. Hora de escolher algum treinador de fora que tenha uma visão moderna de futebol e venha preparado para fazer um trabalho de médio prazo (basta ver o exemplo do rival que foi campeão). Sandry, Kaio Jorge, Renyer…o Santos, tem uma geração muito boa que não pode ser desperdiçada. O que falta é um projeto de clube.