Matheus Lima treinou com elenco profissional do Santos (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

A uma semana fim do contrato, o meia Matheus Lima treinou com o elenco profissional nesta quarta-feira (14). É comum no Santos os garotos da base ‘subirem’ para completar as atividades do elenco principal. Matheuszinho chegou a ser elogiado pela comissão técnica, mas tem vínculo encerrando na próxima sexta-feira (23) e deve sair do clube.

Ele já pode assinar um pré-contrato com qualquer outra equipe. Com a proximidade do final do vínculo e a pouca utilização nos jogos do Sub-20, o Departamento de Futebol de base não queria ‘bater o martelo sozinho’ sobre a renovação ou não. Inclusive, foi colocado para fazer outros treinos no principal para o Departamento de Futebol Profissional também opinar sobre o atleta.

Depois do ‘diagnóstico’, a decisão ficou nas mãos de José Renato Quaresma, coordenador da base. Ele fez uma proposta de renovação por três anos, mas reduzindo o salário do atleta em cinco vezes e que teria que atingir algumas metas já no time principal. Matheus tem recebido alguns sondagens e a família analisa a situação. Flamengo, Sport e Goiás chegaram a consultar a situação do garoto.

CHEGADA DE MATHEUS LIMA NO SANTOS

Nascido em 2006, Matheuszinho tem multa rescisória de 70 milhões de euros. Inclusive pelo destaque na base, a Federação do Qatar ofereceu US$ 10 milhões para que Matheus Lima atuasse pelo país. A proposta aconteceu na gestão de transição de Orlando Rollo, mas o Menino da Vila recusou imediatamente.

Matheus Lima chegou ao Peixe em 2014 à convite do coordenador de futsal, Barata, depois de ter se destacado com o Sub-7 do Gremetal. Ele foi artilheiro com 73 gols no Paulista de Futsal. Já no Alvinegro, foi tênis de ouro e bola de prata com o Sub-8, sendo premiado novamente pela FPF.

O garoto acumula títulos e feitos, como as conquistas da IberCup Sub-12 em 2017, a Copa Ouro Sub-13 em 2018, além das artilharias da própria IberCup e do Paulista Sub-9 de Futsal em 2014. Ele fez 14 gols em seis partidas na IberCup Sub-13 e também atuou em um desafio do time Sub-15 pelo Campeonato Paulista.

MATHEUS LIMA FOI COMPARADO A MESSI 

Em 2019, Matheus teve grande repercussão na mídia ao marcar um  gol ao estilo Lionel Messi na vitória sobre Santo André, pelo Paulista Sub-13. Na jogada, o camisa 10 saiu da lateral do campo, driblou dois adversários, arrancou, tabelou com um companheiro, entrou na área do time do ABC no meio de três marcadores e tocou para as redes.

Com apenas 15 anos em 2021, Matheus pulou etapas e chegou a ser promovido ao time Sub-17  e atuou pelo Brasileiro da categoria. No segundo semestre voltou a compor para o Sub-15 e foi um dos destaques na disputa do Campeonato Paulista e da Copa Nike da categoria. Pelo Paulista foram 15 gols em 18 jogos, enquanto pela Copa Nike foram 2 gols em 4 jogos, escolhido como o melhor da partida duas vezes. 

LESÕES E FALTA DE SEQUÊNCIA NA BASE

Em 2022, atuou em 8 jogos com um gol no Brasileiro e teve 8 gols em 19 partidas pelo Paulista, além de torneios não oficiais, Mas depois veio a sequência de lesões na reta final da temporada. Nas semifinais do Brasileiro, onde o Santos parou no Grêmio, não ficou nem no banco nos duelos no fim de outubro.

Já nas semis do estadual, na qual o Peixe foi eliminado para o Palmeiras, começou como reserva do primeiro jogo e foi titular na volta, mas saiu no intervalo. Depois das primeiras lesões, ele havia retornado no começo de 2023 na FAM Cup e em abril para atuar pelo estadual, mas voltou a sentir a posterior da coxa.

Em 2023, teve apenas cinco jogos e um gol pelo Paulista Sub-17 e entrou em uma partida do Brasileiro Sub-17. O Santos informou uma sequência de lesões musculares na posterior da coxa direita. Já o DIÁRIO ouviu que o garoto teve apenas desconforto muscular e precisava utilizar um aparelho isocinético que tem apenas no profissional. Ano passado pelo Sub-20, teve um gol em 10 jogos pelo Paulista e 2 gols em 9 jogos pelo Brasileiro.

Leia também: Veja o preço dos ingressos para a torcida do Santos no jogo contra o CRB pela Copa do Brasil

Relembre os números do Matheus Lima (em torneios oficiais) pelo Santos:

  • 2015: 1 jogo pelo Paulista Sub-11
  • 2016: 3 gols em 17 jogos pelo Paulista Sub-11
  • 2017: 17 gols em 24 jogos pelo Paulista Sub-11
  • 2018: 5 jogos pelo Paulista Sub-13
  • 2019: 6 gols em 15 jogos pelo Paulista Sub-13 | 1 jogo pelo Paulista Sub-15
  • 2020: 7 jogos pelo Brasileiro Sub-17
  • 2021: 15 gols em 12 jogos pelo Paulista Sub-15 | 1 gol em 5 jogos pelo Brasileiro Sub-17
  • 2022: 8 gols em 19 jogos pelo Paulista Sub-17 | 1 gol em 7 jogos pelo Brasileiro Sub-17
  • 2023: 1 gol em 5 jogos pelo Paulista Sub-17 | 1 jogo pelo Brasileiro Sub-17
  • 2024: 1 gol em 11 jogos pelo Paulista Sub-20 | 2 gols em 9 jogos pelo Brasileiro Sub-20
  • 2025: 2 jogos pelo Paulista Sub-20