Gi Fernandes foi anunciada no Corinthians (Crédito: Divulgação)

Após se despedir das Sereias da Vila, a lateral Gi Fernandes foi anunciada no Corinthians como primeiro reforço para a temporada 2024. A jogadora foi revelada na base feminina e promovida ao profissional do Santos. Depois de encerrar um ciclo de cinco anos, ela publicou uma mensagem de despedida nas redes sociais cobrando profissionalismo da modalidade no Peixe e agradeceu os momentos que viveu na equipe.

“Cheguei no Santos aos 13 anos, saí da minha casa e do meu conforto em Praia Grande cheia de sonhos e tendo que enfrentar um grande desafio, quem que naquele momento acreditaria que daria certo?! Foram poucas pessoas que é possível eu até contar em meus dedos. Aos 15 anos eu tive a oportunidade de integrar o elenco profissional, realizando não só o meu sonho, mas o da minha família também. Evoluí como atleta e pessoa, descobrindo-me em uma nova posição e conquistando o meu espaço na equipe titular. Os momentos difíceis foram muitos, mas cada um deles me fizeram refletir sobre o verdadeiro significado do futebol e do seus valores para mim. Acredito que foi um ano difícil para todos do clube mas existem coisas que precisam melhorar no departamento, para que as coisas sigam em frente com a qualidade que o Santos merece. As Sereias, precisam de profissionais qualificados gerindo e honrando o futebol feminino desse clube grandioso”, publicou no Instagram.

“Quero lembrar também dos momentos felizes, a minha primeira convocação nas seleções de base, o primeiro gol na equipe principal, ganhei uma irmã e várias amizades que levarei para vida. Sou eternamente grata a tudo que aconteceu durante esses 5 anos de Santos. É chegada a hora de me despedir para seguir o meu processo de evolução. Obrigada, nação santista, por todos os momentos que vivemos juntos. Espero que vocês continuem assim, sempre cobrando e buscando o melhor para o futebol feminino do Santos. Para as Sereias da Vila, todo o respeito e gratidão por ter escrito a história dos meus primeiros passos como atleta. Agradeço a todas as pessoas que estiveram comigo no processo, vocês foram importantes para a minha evolução pessoal e profissional. 2024 marcará o início de um novo ciclo e novos desafios. Estou pronta para o que vem a seguir”, completou.

Giovanna Fernandes Silva iniciou na base do clube ainda em 2018 pela parceria com o projeto Meninas em Campo. Pelo destaque na base, foi promovida cedo e hoje acumula convocações para Seleção de base. Ela iniciou a carreira como ponta e hoje atual como lateral. Em 2019, foi campeã da Copa Gevi, marcou 7 gols em 13 jogos pelo Paulista Sub-17, 2 gols em 5 jogos pelo Brasileiro Sub-16 e mais 2 gols em 11 jogos pelo Brasileiro Sub-18.

No ano seguinte, fez a estreia no time principal das Sereias da Vila e teve a primeira convocação para a Seleção Brasileira Feminina de base. Ela somou 5 jogos e 2 gols pelo Brasileiro Sub-16, 3 gols em 10 partidas pelo Brasileiro Sub-18 e outros três duelos pelo Brasileirão Feminino. Além de 2 gols em 5 confrontos pelo Paulista Sub-17 e dois jogos pelo Paulistão Feminino.

Em 2021, fez 3 gols em 3 jogos pelo Brasileiro Sub-16, 6 gols em 9 partidas pelo Brasileiro Sub-18 e outros 10 duelos pelo Brasileirão A-1. No Paulista Sub-17, foram 4 gols em 7 jogos, no Paulistão Feminino com 8 jogos disputados e na Brasil Ladies Cup 2 gols em 4 partidas. No ano passado, Gi participou de 2 jogos pelo Brasileiro Sub-17, 9 duelos e 2 gols pelo Brasileiro Sub-20 e um gol marcado em 3 confrontos pelo Brasileiro principal. Sendo outros 3 jogos pela Brasil Ladies Cup e 12 partidas pelo Paulistão Feminino.

Neste ano, foram 2 jogos pela Ladies Cup, 2 gols e 7 jogos pelo Paulista e 15 pelo Brasileiro e 1 gol marcado. A lateral chegou a ‘descer’ para ajudar a categoria Sub-20 das Sereinhas da disputa do Campeonato Paulista e ficou com o vice do torneio. Ela também conquistou o título da Liga de Desenvolvimento Conmebol Sub-19 pela Seleção em setembro.

Leia também: