Arredores da Vila Belmiro viraram praça de guerra após rebaixamento do Santos (Divulgação/Santos FC)

Na noite de 6 de dezembro de 2023, a história do Santos tornou-se melancólica. Após uma série de resultados desfavoráveis, incluindo a derrota por 2 a 1 para o Fortaleza e as vitórias de Vasco e Bahia, o time santista foi ineditamente rebaixado para a segunda divisão.

Para agravar a situação, nos minutos finais do jogo, o entorno da Vila Belmiro transformou-se em uma zona de conflito, com torcedores lançando bombas em direção ao estádio.

A vitória do Fortaleza por 2 a 1 no último minuto intensificou a tensão, resultando em invasões e arremesso de cadeiras no gramado.

O caos se estendeu para fora do estádio, com tentativas de invasão por vários portões, incluindo o da entrada do vestiário dos jogadores. Na rua Tiradentes, três carros foram incendiados, sendo um deles da família do atacante Mendoza. Outros quatro ônibus públicos foram incendiados na cidade.

Na rua Principal Isabel, houve confrontos entre a Polícia Militar (PM) e torcedores, marcados por bombas e pedras do lado dos torcedores. Os policiais responderam com gás de pimenta e tiros de borracha.

Leia também: