Enzo Monteiro foi titular no Santos contra o Paysandu (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O técnico Fábio Carille elogiou o Enzo Monteiro, que estreou pelo profissional do Santos, na vitória sobre o Paysandu por 2 a 0, na Vila Belmiro, pela estreia da Série B do Campeonato Brasileiro, neste sábado (20). O boliviano foi o centroavante titular do confronto já que Julio Furch, se recuperando de um processo inflamatório no adutor, não tinha condições de atuar os 90 minutos.

“O Enzo, acompanhei a taça São Paulo. Subiu com a gente lá atrás, mas tinha um desequilíbrio muito grande muscular. Passou por isso. Fez dois ou três jogos no Sub-20. Acompanhamos. Penso que o time, a forma de jogar e a postura nossa não ajudou para que ele fizesse um jogo melhor ou que a bola chegasse com mais qualidade. Mas a gente está muito feliz com o que ele tem apresentado no Sub-20 e nos treinos com a gente”, afirmou.

O Diário do Peixe trouxe em primeira mão no meio de semana sobre o Menino da Vila. O centroavante estava relacionado pelo Sub-20 para o jogo contra o Athletico-PR pelo Brasileiro na última quarta-feira (17), mas foi chamado pelo elenco profissional e já estava treinando como titular no time.

Enzo Monteiro foi promovido ao principal no começo de março e passou por um processo de fortalecimento muscular. A comissão técnica de Fábio Carille entendia que o garoto precisa desse procedimento para estar no profissional. Entre treinos no elenco e Sub-20, o garoto estava e se dividindo, mas poderá estrear finalmente pelo Peixe.

Atualmente, o ‘camisa 9’ é dúvida para o treinador. O argentino Julio Furch ainda se recupera de um processo inflamatório no adutor enquanto o colombiano Alfredo Morelos não tem agradado pelo desempenho. Já Willian Bigode iniciou a transição com a fisioterapia em campo, mas deve retornar em maio. Tem Bruno Marques ainda como opção.

O boliviano se destacou na Copa São Paulo em janeiro. Foram 7 gols em 6 partidas sendo o artilheiro dos Meninos da Vila no torneio na primeira disputa de Copinha na carreira. Em fevereiro, foi o centroavante titular do Peixe na disputa da Equality Cup, no Catar. Já no Brasileiro Sub-20, marcou dois gols em dois jogos.

HISTÓRICO

Enzo Monteiro é natural de Santa Cruz de La Sierra (Bolívia) e tem 19 anos. O atacante chegou ao Santos depois de disputar um amistoso contra o Sub-15 do clube, no CT Rei Pelé, em 2018. Ele atuava pelo Projeto Bolívia 2022 ao lado do meia-atacante Miguelito. Profissionais do clube, ídolos e o staff do jogador mantiveram o sonho vivo até completar a maioridade.

A Fifa proíbe a transferência internacional de menores de 18 anos. Por isso, Enzo precisou esperar até maio de 2022 quando completou a idade e assinou o primeiro contrato profissional com o clube. O boliviano tem vínculo até 29 de maio de 2027. Naquele ano, atuou pelo Sub-20.

A estreia aconteceu em junho daquele ano e desde suas primeiras partidas em julho, tomou conta da posição. Enzo foi o titular da reta final e esteve no time campeão paulista da categoria, mas precisou passar por uma cirurgia no menisco do joelho esquerdo no fim do ano. Ao início de 2023, o procedimento tirou o jogador da disputa de Copa São Paul, mas retornou e se consolidou na temporada.

No ano passado pelo Sub-20, foram 11 gols marcados, sendo dez pelo Paulistão e um pelo Brasileiro da categoria, em 26 jogos. Até iniciar a temporada de 2024 sendo destaque da Copinha.

Leia também: