Chermont saiu aplaudido pela torcida do Santos (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O técnico Fábio Carille elogiou a atuação do lateral-direito João Pedro Chermont na goleada do Santos sobre o Brusque por 4 a 0, na Vila Belmiro, pela sexta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O camisa 44 participou ofensivamente da construção dos ataques do jogo com assistências e cruzamentos.

“Chermont para mim foi uma grande surpresa naquele jogo contra o Palmeiras. Depois dali, me dá toda tranquilidade para colocar ele em campo e fazendo por merecer sempre. É um jovem, não pode deixar a cabeça atrapalhar, mas me parece um menino com cabeça boa e pontencial muito grande. Disparado hoje sim o melhor jogo dele”, afirmou Carille.

Chermont iniciou o ano se destacando na Copa São Paulo, em janeiro, e depois na disputa da Equality Cup, no Catar, em fevereiro. Assim que retornou ao Brasil após a turnê internacional, foi inscrito pelo Alvinegro para a disputa do Campeonato Paulista. O garoto estreou no time principal na vitória sobre a Inter de Limeira por 3 a 2, na Vila Belmiro, pela 12ª rodada do estadual.

Depois, ganhou minutos no mata-mata do Paulistão. Entrou no empate com a Portuguesa sem gols nas quartas de final, também na Vila, jogo em que o Santos se classificou nos pênaltis, e depois na vitória sobre o Red Bull Bragantino por 3 a 1, na Neo Química Arena, pela semifinal. Nas finais contra o Palmeiras, ganhou a titularidade na Vila no jogo de ida, confronto que o Peixe venceu por 1 a 0. Na volta, ainda entrou nos minutos finais na derrota por 2 a 0, no Allianz Parque, partida que resultou no vice-campeonato.

A comissão técnica de Fábio Carille entende que João Pedro conseguiu responder tecnicamente e com personalidade quando foi exigido. Na Série B, segue atuando e briga pela titularidade na posição. Ele entrou no intervalo da vitória sobre o Paysandu por 2 a 0, na Vila Belmiro, e foi titular na vitória também por dois gols sobre o Avaí, na Ressacada.

Chermont inclusive marcou seu primeiro gol pelo profissional abrindo o placar em Florianópolis. Depois, seguiu como titular contra Guarani, Amazonas, Ponte Preta e diante o Marreco.

HISTÓRICO

Natural de Bauru (SP), JP Chermont é nascido em 2005 e chegou ao Santos em 2018 com apenas doze anos. Ele foi destaque do Noroeste jogando contra o Peixe nas semifinais do Campeonato Paulista Sub-11 de 2017. Desde então, se consolidou na base do clube e acumula convocações para a Seleção Brasileira. Ano passado, foi campeão do Sul-Americano Sub-17 com a camisa amarelinha.

Em 2017, foram 4 gols em 22 jogos pelo Noroeste no Paulista Sub-11. Em 2019, 13 confrontos pelo Paulista Sub-13. Já em 2021, 13 duelos pelo Paulista Sub-15. No ano retrasado, pelo Sub-17, foram 2 gols em 10 partidas pelo Paulista e 7 duelos pelo Brasileiro.

No ano passado, foram 15 jogos pelo Paulista Sub-17, 3 pelo Paulista Sub-20 e outros 7 confrontos pela Copa São Paulo. Além de um gol em 11 partidas pelo Brasileiro Sub-17, dois jogos pelo Brasileiro Sub-20 e um duelo pela Copa do Brasil Sub-20.

Já neste ano, foram seis partidas pela Copa São Paulo. No profissional, um gol em onze confrontos. Tem contrato até 30 de setembro de 2025.

Leia também: