Cleber Xavier conquistou sua segunda vitória no comando do Santos (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O técnico Cleber Xavier conquistou sua segunda vitória em nove jogos à frente do Santos ao bater o Fortaleza por 3 a 2, fora de casa, na noite desta quinta-feira, na Arena Castelão. O jogo era válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Em entrevista coletiva após o duelo, Cleber ressaltou a importância do resultado para um time que ainda busca estabilidade na competição. O treinador analisou o desempenho da equipe, a estratégia adotada e como as mudanças ao longo da partida foram fundamentais.

“Falar do jogo, a importância do resultado a essa hora. Uma equipe que também vinha pressionada, boa, fazia tempo que o Santos não vencia aqui o Fortaleza. O Santos teve cinco finalizações no primeiro tempo e duas efetivas. Uma jogada ensaiada de lateral. O Fortaleza teve chance na trave. Início do segundo tempo a bola do Barreal poderia ser 3 a 0. Natural as mudanças e o jogo ficando mais difícil. Souza saiu por lesão. A gente tinha trabalhado com algumas situações”, afirmou o treinador..

Cleber explicou ainda as decisões feitas durante o segundo tempo, após o empate do Fortaleza, e como a leitura da partida exigiu respostas rápidas para tentar retomar o controle. Ele também fez questão de valorizar o elenco e o envolvimento dos jogadores que saíram do banco.

“Precisávamos de um cara que atacasse mais. Tomamos gol. Quando tu toma dois gols, precisa repensar situações de jogo. Pituca desgastado, Bontempo para dar mais chegada à frente. Compor o lado defensivo o Thaciano. Schmidt para dar sustentação final. Importante o uso e valorização do grupo. O Santos tem bons jovens, é importante trabalhar com todos que têm. Vamos criar uma unidade. Vitória contra o Vitória, bom jogo contra o Botafogo. E hoje vitória novamente. Vamos tentar repetir e fazer grande jogo contra o Palmeiras. Agradecer quem veio hoje”, disse o treinador.

Leia também: Rollheiser recebe terceiro amarelo e desfalca o Santos contra o Palmeiras; João Schmidt também está suspenso 

Por fim, o técnico alvinegro reconheceu que o time ainda tem muito a evoluir, tanto coletivamente quanto individualmente. Segundo ele, a pausa no calendário será fundamental para recuperar atletas, ajustar o time taticamente e fortalecer o aspecto mental, agora que o time deixou a zona de rebaixamento.

“O Santos pode melhorar tudo. Trabalho no futebol dá para melhorar tudo. Precisamos trabalhar defensiva e ofensivamente. Hoje, sem Neymar, fomos com o 9. Vamos seguir treinando e trabalhando todos. O mental saindo da zona evoluiu, o físico a parada vai nos ajudar e taticamente seguimos trabalhando”, finalizou.

Com a vitória no Castelão, o Santos chegou aos 11 pontos e deixou a zona de rebaixamento. O time agora terá 15 dias de férias até voltar ao treinos. O próximo compromisso da equipe será dia 13 de julho no clássico contra o Palmeiras, jogo agendado para ocorrer na Vila Belmiro.