Atacante de 16 anos quase foi parar no rival São Paulo (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

Quantos minutos você precisaria para dizer se um jogador é bom de bola? Um jogo completo, ou seja, 90 minutos? Pelo menos um tempo de 45? Mais do que isso? Bom, o atacante Kaio Jorge precisou de apenas 5 minutos para convencer que merecia uma vaga nas categorias de base do Santos.

O jogador começou a carreira aos 6 anos no Náutico e chegou ao Sport aos 9. Após dois anos no clube pernambucano, Kaio veio para São Paulo para fazer um teste justamente no rival do Morumbi. Ele até foi aprovado, mas o São Paulo queria enviá-lo ao Bahia, clube com o qual mantinha parceria.

Então o atacante desceu a Serra e fez um teste para a categoria sub-11 do Santos. Na beira do gramado estavam o técnico Luciano Santos, que até hoje comanda Kaio no sub-17, e o ex-jogador Abel, ídolo da década de 60. O teste começou e com cinco minutos soou o apito e os dois tiraram Kaio Jorge do treino.

“Pediram para eu parar de treinar, voltar pra casa e arrumar minhas coisas pra vir morar de vez em Santos”, lembra Kaio Jorge.

“Qualquer um logo vê que o Kaio é fera. Com certeza ele convenceu logo de cara. Se não houver nenhum acidente no percurso, o Kaio é jogador de Seleção Brasileira”, opina Abel.

E a primeira impressão dos responsáveis pela base santista não poderia estar mais correta. Filho de centroavante, Kaio Jorge tem a orientação do pai, Jorge Ramos, que foi profissional no Sport e no futebol de Portugal. Ramos acompanha o filho, cobra melhorias e dá dicas de como finalizar ou cabecear melhor.

Após o ‘teste de 5 minutos’, Kaio Jorge teve uma espécie de exame final: um jogo contra a categoria de base do próprio Santos de Rodrygo e Lucas Lourenço, por exemplo. Jorge Ramos não se lembra do placar exato, mas uma coisa ele não esquece: o filho anotou nove gols na partida.

“Ele estava iluminado e sacramentou seu passaporte ali. Lembro como se fosse hoje ele com apenas 10 anos fazendo nove gols no time do Rodrygo, Lucas Lourenço, Bruno Pellegrini… Quando acabou ele veio pra mim e falou ‘passei, pai’ e eu comecei a chorar de emoção”, lembra Jorge Ramos.

Desde então Kaio Jorge não parou mais de fazer gols. Desde a categoria sub-11 até a sub-17, o atacante de 16 anos balançou as redes mais de 125 vezes, segundo a própria contagem. Ele foi artilheiro do Paulista sub-11 com 17 gols, do sub-13 com 16, e ficou em terceiro lugar no sub-15 com 22 tentos. Na Copa Ouro sub-14 o atacante fez impressionantes 32 gols em 20 jogos.

“Kaio é um atleta com grande potencial. Será importante para sua carreira permanecer crescendo e se desenvolvendo, jogando em alto nível, conquistando seu espaço de uma forma gradativa e natural, como aconteceu com outros no clube”, explica o técnico Luciano Santos.

Principais apostas da base do Santos na época de sub-15. Da esquerda para a direita: Rodrygo, Kaio Jorge, Lucas Lourenço e Victor Yan (Crédito: Reprodução)

O desempenho e as frequentes convocações para as Seleções Brasileiras de base chamaram a atenção do técnico Cuca e sua comissão técnica, que puxou Kaio Jorge para realizar treinos com o elenco profissional. Ele participou do coletivo contra o time sub-20 e formou o ataque com Sasha, Copete e Arthur Gomes e participou do trabalho técnico da última quarta-feira.

Em litígio pela assinatura de seu primeiro contrato profissional desde o início do ano, Santos e Kaio Jorge começaram a falar a mesma língua nos últimos dias e o acordo deve sair em breve. Uma reunião na próxima semana pode selar a negociação e o estafe do atacante está otimista pelo desfecho positivo.

No início deste ano, Kaio Jorge participou da Copa São Paulo de Futebol Junior, competição sub-20, e repetiu o feito de Neymar ao marcar um gol com apenas 15 anos de idade.