Sereias da Vila venceram a primeira edição da Libertadores em 2009 (Crédito: Santos FC)

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) divulgou que o Uruguai será o país sede da disputa da Libertadores Feminina em outubro. A entidade ainda vai confirmar as cidades que recebem os jogos, mas tem previsão do torneio de 3 a 19 de outubro. As Sereias da Vila voltam a disputar a competição sul-americana e buscar o terceiro título de Libertadores.

O Santos ganhou vaga graças ao título do Corinthians sobre o Palmeiras, na Colômbia, na última Taça. O alvinegro da capital conquistou vaga para a próxima edição do torneio por ter sido campeão, mas abriu a vaga para a terceira melhor campanha do Brasileirão que é a do Santos. Entre as vagas destinadas as equipes brasileiras, vão a vice e a campeã do Brasileiro. No entanto, o Corinthians foi o campeão e já está com a vaga, além da Ferroviária pelo vice no campeonato nacional. Por isso, a vaga abriu para a terceira melhor campanha do Campeonato Brasileiro.

Na campanha, as Sereias somaram 10 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, com 32 gols marcados e 10 sofridos na primeira fase do Brasileiro. Nas quartas de final, avançou do Flamengo no agregado de 7 a 2. No entanto, parou nas semifinais para o Corinthians no agregado de 5 a 0. Ao todo, 12 vitórias, 2 empates e 5 derrotas com 39 gols marcados e 17 sofridos.

Na história do futebol feminino do Santos, a equipe santista conquistou duas Libertadores em 2009 e 2010. Em 2018, acabou ficando com o vice-campeonato para o Atlético Huila, da Colômbia. No regulamento atual, são 16 equipes divididas em quatro grupos com quatro times cada. Os dois melhores colocados de cada chave avançam para as quartas de final e por diante. Os jogos do mata-mata acontecem em partida única.

Para 2024, as Sereias da Vila passam por reformulação. Thais Picarte é a nova coordenadora de futebol feminino enquanto Bruno Silva permanece no comando. O clube anunciou quinze contratações: as goleiras Karen Hipólito e Kelly Chiavaro, as zagueiras Cida, Janaína e Narváez, as laterais Carol Lara (LCA), Dani Silva, Lívia Mathias, Nicole Charcopa e Leidiane, as meio-campistas Larissa Vasconcelos, Maria Alves, Suzane Pires e as atacantes Carol Baiana e Mili Menéndez (empréstimo).

Também anunciou as renovações das zagueiras Camila Martins e Reina Bonta, da meia Ana Carla, da meia-atacante Thaisinha e da atacante Ketlen. Entre as remanescentes, a zagueira Kelly, agora com vínculo renovado, e a volante Erikinha. Outras jogadoras com contrato a definir são a lateral Giovana Perpétuo e outras que o clube é obrigado a prorrogar por conta de lesão, a zagueira Ortega (LCA) a volante Laura Valverde (LCA) e meia Julia Daltoé (lesão condral no joelho).

Em relação ao elenco do ano passado, foram quatorze saídas: goleiras Camila e Jully (Cruzeiro) e Anna Bia (São Paulo); zagueiras Kaká (São Paulo) e Tayla (Grêmio); as laterais Bia Menezes (São Paulo) e Gi Fernandes (Corinthians); volante Brena (Palmeiras); meia-atacante Yaya (Corinthians) e atacantes Cristiane (Flamengo), Jane (Bragantino), Maranhão (Palmeiras), Jourdan e Fabi Simões (Flamengo).

Veja o elenco das Sereias da Vila:

  • Contratações (15): as goleiras Karen Hipólito e Kelly Chiavaro, as zagueiras Cida, Janaína e Narváez, as laterais Carol Lara, Dani Silva, Lívia Mathias, Nicole Charcopa e Leidiane, as meio-campistas Larissa Vasconcelos, Maria Alves, Suzane Pires e as atacantes Carol Baiana e Mili Menéndez (empréstimo)
  • Renovações (6): zagueiras Kelly, Camila Martins e Reina Bonta, da meia Ana Carla, da meia-atacante Thaisinha e da atacante Ketlen
  • Remanescentes (1): Erikinha
  • Contratos até 2025: goleiras Karen e Kelly; as laterais Carol Lara, Lívia Mathias e Leidiane; as meio-campistas Larissa Vasconcelos e Suzane Pires e a atacante Ketlen
  • Contratos até o final de 2024: zagueiras Kelly, Camila, Reina, Cida, Janaína e Narváez; laterais Dani Silva e Charcopa; meio-campistas Maria Alves, Ana Carla e Thaisinha e as atacantes Carol Baiana e Mili Menéndez (empréstimo)

Leia também: