Soteldo é o líder de assistências do Santos no Brasileirão 2023 (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

Soteldo passou por altos e baixos na temporada do Santos em 2023. O camisa 10 enfrentou lesões e afastamento por indisciplina, mas conseguiu se recuperar, tornando-se peça fundamental na virada de chave do Peixe nesta reta final.

O atacante venezuelano iniciou o ano jogando, mas uma lesão no ombro nas primeiras rodadas do Paulistão deixou ele afastado por semanas. Após o retorno, Soteldo não apresentava o mesmo desempenho que a torcida santista estava acostumada a ver.

No período em que o técnico Paulo Turra assumiu o comando, o camisa 10 foi afastado por indisciplina após um jogo entre Santos e Blooming (BOL), pela Copa Sul-America. Até ali, no Campeonato Brasileiro ele havia contribuído com duas assistências em sete partidas.

Com a demissão de Turra e a chegada de Diego Aguirre – que também acabou sendo demitido pouco tempo depois –, Soteldo foi reintegrado e brilhou no jogo de retorno, fornecendo duas assistências na vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio.

Sob o comando de Marcelo Fernandes, o camisa 10 continuou em excelente forma, totalizando seis assistências, um gol e desequilibrando adversários com seus dribles. Além do sucesso no Santos, o venezuelano contribuiu para o melhor início das Eliminatórias para a Copa do Mundo da história de sua seleção.

Líder de assistências no Brasileirão e peça fundamental na equipe de Marcelo Fernandes, Soteldo também se destacou como líder do elenco. Na última partida, assumiu a braçadeira de capitão após a saída de Marcos Leonardo. Além disso, demonstrou sua liderança na preleção mostrada nos bastidores da Santos TV.

“Minha família precisa de mim, mas estou aqui com vocês. Minha cabeça está aqui, porque eu quero salvar o Santos dessa merda. Para poderem ganhar da gente eles terão que suar sangue, mas nós também vamos suar sangue”, afirmou Soteldo antes da partida contra o Botafogo.

Leia também: