Avaí conta com Menino da Vila e "reforço" polêmico do Santos

Willian Maranhão atuou improvisado na lateral na estreia do Avaí na Série B (Crédito: Leandro Boeira/Avaí F.C)

O Santos duela contra o Avaí nesta sexta-feira (26), às 20 horas, na Ressacada, em Florianópolis (SC), pela segunda rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Nesta temporada, o Leão da Ilha vive o mesmo que o Peixe e só disputa estadual e Brasileirão. A equipe do técnico Fábio Carille foi vice-campeã paulista enquando do treinador Eduardo Barroca parou na semifinal do catarinense.

CAMPANHA

Pelo Campeonato Catarinense, os avaianos tiveram 7 vitórias, 4 empates e 4 derrotas, com 27 gols marcados e 22 sofridos. Na primeira fase, foram 6 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, com 20 gols marcados e 17 sofridos na primeira fase. Nas quartas de final, avançou do Joinville no agregado de 5 a 1. Na semifinal, foi eliminado para o Brusque no agregado de 4 a 2 para o adversário.

Nos duelos como mandante no estadual, venceu Nação, Chapecoense, Barra e Joinville, empatou com Marcílio Dias e Brusque e perdeu para o Criciúma e Brusque.

Pela Série B, o Avaí estreou com derrota para o Operário-PR por 1 a 0, no Germano Krüger. Ao contrário do Alvinegro que venceu o Paysandu por 2 a 0, na Vila Belmiro, na primeira rodada.

PEÇAS CONHECIDAS

Entre as peças conhecidas do time avaino, o técnico Eduardo Barroca já duelou contra o Santos em algumas oportunidades. A frente do Botafogo entre final de 2019 e começo de 2021, pelo Atlético-GO em 2021 e pelo próprio Avaí em 2022. Peixe venceu o time carioca por 1 a 0, no Nilton Santos, e 2 a 1, na Vila Belmiro. Porém, o Alvinegro perdeu para o Dragão por 1 a 0 na Vila e para o Avaí por 1 a 0 na Ressacada.

Já ex-jogadores, os meio-campistas Pedro Castro e Willian Maranhão. Pedro é Menino da Vila, revelado no Santos, e foi campeão da Copa São Paulo em 2013. Já Maranhão rescindiu com o Peixe no começo do ano antes de fechar com o Leão da Ilha. Ele havia sido contratado em 2022, mas não conquistou espaço e chegou até a ser emprestado.

RETROSPECTO

Ao todo, são 18 partidas entre os times. Foram oito vitórias, sete empates e três derrotas, com 30 gols santistas e 22 gols avaianos. As únicas três derrotas do Alvinegro para o Avaí foram na Ressacada, em Floripa, pelo Brasileiro de 2010 e 2022. Além da Copa Sul-Americana de 2010, disputada no Pacaembu.

O último encontro das equipes, um empate por 1 a 1 na Arena Barueri em 2022. Com o interino santista Orlando Ribeiro, o gol marcado de pênalti por Marcos Leonardo. A última partida entre os clubes na Ressacada no mesmo ano, derrota do Peixe por 1 a 0, com gol de pênalti adversário e cometido pelo volante Vinicius Zanocelo.

Já a última vitória do Santos sobre o Avaí na Ressacada, por 2 a 1 em 2019. Comando do Alvinegro pelo argentino Jorge Sampaoli e gols de Sasha e Marinho. Esses três duelos foram válidos pela Série A do Brasileirão.

Leia também: