Matheus Lima treinou com o elenco principal do Santos (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

A decisão sobre o futuro do meia Matheus Lima terá o ‘martelo batido’ por José Renato Quaresma, gerente da base do Santos. O Menino da Vila, que sempre foi considerado promessa, tem contrato até o dia 23 de maio e, inclusive, já pode assinar um pré-contrato com qualquer outro clube.

O Departamento de Futebol de base não queria tomar uma decisão ‘sozinho’ se vai renovar com o jogador ou deixar o vínculo encerrar. Os profissionais então decidiram levar o garoto para realizar treinos com o principal para ‘dividir’ a decisão e ter um respaldo do time de cima. No entanto, quem deve decidir de fato será Quaresma.

Fora dos inscritos da Copinha e fora do banco na estreia do Brasileiro Sub-20, o garoto chegou a ser comparado ao Messi ainda mais novo na base, mas uma sequência de lesões e promoções a categorias acima atrapalharam na sequência de jogos. Na última temporada, somou um gol em dez partidas pelo Paulista Sub-20 e outros dois gols em nove jogos pelo Campeonato Brasileiro da categoria.

O staff entende que Matheus foi utilizado ainda fora de posição em alguns confrontos no ano enquanto a comissão técnica viu outros meio-campistas ‘na frente’ do garoto. Mesmo desvalorizado, Matheus Lima chegou a receber sondagem do Getafe (Espanha) em setembro. Outros times da Europa monitoram o atleta e até rivais.

O São Paulo demonstrou interesse, assim como Corinthians, mas estaria fora de cogitação para o garoto. Já o Palmeiras teria desistido pela boa relação que possui com a diretoria santista.

Leia tambémSaiba quanto o Santos terá que desembolsar para comprar atacante da base inscrito no Paulista

HISTÓRICO 

Nascido em 2006, Matheuszinho tem multa rescisória de 70 milhões de euros. Inclusive pelo destaque na base, a Federação do Qatar ofereceu US$ 10 milhões para que Matheus Lima atuasse pelo país. A proposta aconteceu na gestão de transição de Orlando Rollo, mas o Menino da Vila recusou imediatamente.

Matheus Lima chegou ao Peixe em 2014 à convite do coordenador de futsal, Barata, depois de ter se destacado com o Sub-7 do Gremetal. Ele foi artilheiro com 73 gols no Paulista de Futsal. Já no Alvinegro, foi tênis de ouro e bola de prata com o Sub-8, sendo premiado novamente pela FPF.

O garoto acumula títulos e feitos, como as conquistas da IberCup Sub-12 em 2017, a Copa Ouro Sub-13 em 2018, além das artilharias da própria IberCup e do Paulista Sub-9 de Futsal em 2014. Ele fez 14 gols em seis partidas na IberCup Sub-13 e também atuou em um desafio do time Sub-15 pelo Campeonato Paulista.

Em 2019, Matheus teve grande repercussão na mídia ao marcar um  gol ao estilo Lionel Messi na vitória sobre Santo André, pelo Paulista Sub-13. Na jogada, o camisa 10 saiu da lateral do campo, driblou dois adversários, arrancou, tabelou com um companheiro, entrou na área do time do ABC no meio de três marcadores e tocou para as redes.

Com apenas 15 anos em 2021, Matheus pulou etapas e chegou a ser promovido ao time Sub-17  e atuou pelo Brasileiro da categoria. No segundo semestre voltou a compor para o Sub-15 e foi um dos destaques na disputa do Campeonato Paulista e da Copa Nike da categoria. Pelo Paulista foram 15 gols em 18 jogos, enquanto pela Copa Nike foram 2 gols em 4 jogos, escolhido como o melhor da partida duas vezes. 

Em 2022, atuou em 8 jogos com um gol no Brasileiro e teve 8 gols em 19 partidas pelo Paulista, além de torneios não oficiais, Mas depois veio a sequência de lesões na reta final da temporada. Nas semifinais do Brasileiro, onde o Santos parou no Grêmio, não ficou nem no banco nos duelos no fim de outubro.

Já nas semis do estadual, na qual o Peixe foi eliminado para o Palmeiras, começou como reserva do primeiro jogo e foi titular na volta, mas saiu no intervalo. Depois das primeiras lesões, ele havia retornado no começo de 2023 na FAM Cup e em abril para atuar pelo estadual, mas voltou a sentir a posterior da coxa.

Em 2023, teve apenas cinco jogos e um gol pelo Paulista Sub-17 e entrou em uma partida do Brasileiro Sub-17. O Santos informou uma sequência de lesões musculares na posterior da coxa direita. Já o DIÁRIO ouviu que o garoto teve apenas desconforto muscular e precisava utilizar um aparelho isocinético que tem apenas no profissional.