
Matheus Lima treinou com o elenco principal do Santos (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)
A decisão sobre o futuro do meia Matheus Lima terá o ‘martelo batido’ por José Renato Quaresma, gerente da base do Santos. O Menino da Vila, que sempre foi considerado promessa, tem contrato até o dia 23 de maio e, inclusive, já pode assinar um pré-contrato com qualquer outro clube.
O Departamento de Futebol de base não queria tomar uma decisão ‘sozinho’ se vai renovar com o jogador ou deixar o vínculo encerrar. Os profissionais então decidiram levar o garoto para realizar treinos com o principal para ‘dividir’ a decisão e ter um respaldo do time de cima. No entanto, quem deve decidir de fato será Quaresma.
Fora dos inscritos da Copinha e fora do banco na estreia do Brasileiro Sub-20, o garoto chegou a ser comparado ao Messi ainda mais novo na base, mas uma sequência de lesões e promoções a categorias acima atrapalharam na sequência de jogos. Na última temporada, somou um gol em dez partidas pelo Paulista Sub-20 e outros dois gols em nove jogos pelo Campeonato Brasileiro da categoria.
O staff entende que Matheus foi utilizado ainda fora de posição em alguns confrontos no ano enquanto a comissão técnica viu outros meio-campistas ‘na frente’ do garoto. Mesmo desvalorizado, Matheus Lima chegou a receber sondagem do Getafe (Espanha) em setembro. Outros times da Europa monitoram o atleta e até rivais.
O São Paulo demonstrou interesse, assim como Corinthians, mas estaria fora de cogitação para o garoto. Já o Palmeiras teria desistido pela boa relação que possui com a diretoria santista.
Leia também: Saiba quanto o Santos terá que desembolsar para comprar atacante da base inscrito no Paulista
HISTÓRICO
Nascido em 2006, Matheuszinho tem multa rescisória de 70 milhões de euros. Inclusive pelo destaque na base, a Federação do Qatar ofereceu US$ 10 milhões para que Matheus Lima atuasse pelo país. A proposta aconteceu na gestão de transição de Orlando Rollo, mas o Menino da Vila recusou imediatamente.
Matheus Lima chegou ao Peixe em 2014 à convite do coordenador de futsal, Barata, depois de ter se destacado com o Sub-7 do Gremetal. Ele foi artilheiro com 73 gols no Paulista de Futsal. Já no Alvinegro, foi tênis de ouro e bola de prata com o Sub-8, sendo premiado novamente pela FPF.
O garoto acumula títulos e feitos, como as conquistas da IberCup Sub-12 em 2017, a Copa Ouro Sub-13 em 2018, além das artilharias da própria IberCup e do Paulista Sub-9 de Futsal em 2014. Ele fez 14 gols em seis partidas na IberCup Sub-13 e também atuou em um desafio do time Sub-15 pelo Campeonato Paulista.
Em 2019, Matheus teve grande repercussão na mídia ao marcar um gol ao estilo Lionel Messi na vitória sobre Santo André, pelo Paulista Sub-13. Na jogada, o camisa 10 saiu da lateral do campo, driblou dois adversários, arrancou, tabelou com um companheiro, entrou na área do time do ABC no meio de três marcadores e tocou para as redes.
Com apenas 15 anos em 2021, Matheus pulou etapas e chegou a ser promovido ao time Sub-17 e atuou pelo Brasileiro da categoria. No segundo semestre voltou a compor para o Sub-15 e foi um dos destaques na disputa do Campeonato Paulista e da Copa Nike da categoria. Pelo Paulista foram 15 gols em 18 jogos, enquanto pela Copa Nike foram 2 gols em 4 jogos, escolhido como o melhor da partida duas vezes.
Em 2022, atuou em 8 jogos com um gol no Brasileiro e teve 8 gols em 19 partidas pelo Paulista, além de torneios não oficiais, Mas depois veio a sequência de lesões na reta final da temporada. Nas semifinais do Brasileiro, onde o Santos parou no Grêmio, não ficou nem no banco nos duelos no fim de outubro.
Já nas semis do estadual, na qual o Peixe foi eliminado para o Palmeiras, começou como reserva do primeiro jogo e foi titular na volta, mas saiu no intervalo. Depois das primeiras lesões, ele havia retornado no começo de 2023 na FAM Cup e em abril para atuar pelo estadual, mas voltou a sentir a posterior da coxa.
Em 2023, teve apenas cinco jogos e um gol pelo Paulista Sub-17 e entrou em uma partida do Brasileiro Sub-17. O Santos informou uma sequência de lesões musculares na posterior da coxa direita. Já o DIÁRIO ouviu que o garoto teve apenas desconforto muscular e precisava utilizar um aparelho isocinético que tem apenas no profissional.
Pelo andar da carruagem, Matheus Lima não fica no Santos!!! Infelizmente, o Santos nestes 2 últimos anos, viu seus 2 armadores mais talentosos que são Matheus Lima e Bernardo, sofrerem com contusões recorrentes!!! Ambos já eram para estar brilhando junto com o Bontempo no profissional!!! Eu estou torcendo para que o Santos dê, pelo menos mais 1 ano de contrato para o Matheus Lima para depois sim, decidir seu futuro!!!
Também torço.
Até os 15 anos voava depois….
Um craque ! Parece que esses tecnicos do tipo “professor Pardal” inventaram dele jogar fora da posição. Tem que ser tratado com seriedade, nas mãos e um bom técnico vai voltar ao seu ótimo futebol. Quem é craque não vira bagre nunca, não esquece de como jogar. Tem que ser prestigiado. Parece que no Santos tem muita política em detrimento da boa administração.
Se ele sair, vai estourar em outro clube !
Existe um claro complô mundial contra Mateus Lima. Afinal, entra técnico e sai técnico e ninguém reconhece que é um gênio. Falando sério, o menino não tem físico nem para jogar com crianças do sub 15. Antes que venha algum “jenio” que não acompanha a base dizer que Messi, Romário e mesmo Soteldo são nanicos também, é preliminar dizer que ML não tem 10% da qualidade técnica dos outros baixinhos. PS: quando eu crescer e virar empresário de jogador da base quero ter a melhor relação possível com a autora da reportagem. Quem sabe até ela compra um terreno na Lua que quero vender.
É inaceitável que se contrate a rodo ex-jogadores em atividade e não se dê o devido respaldo à formação da base. Pode ser porque promover jogadores não garante comissão de empresários
Simplesmente não vai vingar para o futebol, a passagem da base para o time principal é difícil, e este aí não passou no vestibular do futebol.
Reportagem paga pelo agente do nanico, se tem tanto time interessado então vai e boa sorte.
Acho que deveria tentar no futebol de salão, é a altura ideal.
É uma pena pois parecia que seria um jogador bem razoável, mais ao subir as escadas das categorias ficava nítido que daria em nada.
Tem é que correr e saber jogar bola e não voar, afinal um time não são feito de pássaros.
Apesar de ter ex-jogadores na direção (César Sampaio, Léo Bastos e Rodrigao), o acompanhamento da base segue de forma errática. Em alguns momentos, garotos são avaliados como talentos precoces e, logo em seguida, são devolvidos para a base, num sobe e desce que só prejudica a evolução dos jogadores. Exemplo recente: queimaram etapas com o menino Nadson, que visivelmente não tem condição física para atuar no time profissional e agora “rebaixaram” o garoto para o Sub 17. No caso em tela, o meia Matheus Lima teria que ser avaliado pela comissão técnica da base, em jogos do Sub 20, na sua posição de origem mas, na temporada passada, o baixinho foi colocado para atuar na ponta direita, mesmo sem ter a explosão e a velocidade que a posição exige. Visivelmente contrariado, o jogador ficou desmotivado e entrou numa espiral descendente, acabando por ser deixado de lado. E pouco provável que o Matheus Lima (que sequer é lembrado para figurar no banco do Sub 20) consiga reverter a sua condição atual, uma vez que a comissão técnica do time profissional tem outras prioridades e o Caixinha precisa mostrar trabalho para se garantir no emprego, de modo que é provável que fiquemos sem saber se o meia Matheus Lima tem condição de ser aproveitado no time profissional
Nanico! Não vingou para o futebol de campo, pode tentar o de salão tamanho ideal.
Estou na estrada,rodando até Curitiba para assistir o Santos.
220km pra chegar e mais 220km para voltar.
O grande problema do ML é que ao contrário das comparações com *anões tipo Messi e Romário esses tem e tinham um porém a explosão no arranque, a velocidade, ML é lento é tipo um ganso 34 anos e nanico…tem qualidades tem, mas não tenho certeza se no futebol atual ele vingue, agora foi sacanagem o que fizer com ele colocando o pia de ponta?
Já que não aprovou em 10 posições, quem sabe é aprovado como goleiro.
Vale apenas testar.