Santos empatou com o Corinthians em clássico no Brasileiro Sub-20 (Crédito: Divulgação)

O Santos empatou o Corinthians por 4 a 4 no Gabriel Marques Silva, em Santana de Parnaiba, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20, nesta terça-feira (27). Os gols foram marcados por Luca Meirelles, Gabriel Simples, Robinho Jr e Rodrigo Cezar.

Os Meninos da Vila chegam a 15 pontos. A equipe do técnico Mauricio Copertino possui três vitórias, seis empates e três derrotas, com 25 gols marcados e 20 sofridos. Na campanha, venceram o Botafogo (C), São Paulo (F) e Grêmio (C), empataram com o Atlético-MG (F), Palmeiras (C), Atlético-GO (F), Bahia (F), Cuiabá (F) e Corinthians (F) e perderam para o Fluminense (C), Cruzeiro (C) e Vasco (C).

Na próxima rodada, o Peixe duela contra o Juventude na quinta-feira (12), às 15 horas, no Homero Soldatelli.

O jogo

Com apenas um minuto de jogo, Gustavo Henrique recebeu bola ajeitada por Mateus Xavier na entrada da área e chegou para finalizar com força. A bola subiu demais e acabou saindo sobre o travessão.

Com 19 minutos da etapa inicial, o artilheiro Luca Meirelles abriu o placar para o Santos FC. Ele recebeu passe entre os zagueiros pelo meio e arrancou na direção da grande área. Ao entrar nela, bateu com firmeza no canto inferior direito para superar o goleiro Cadu e balançar as redes.

Mas dez minutos depois do gol santista, a equipe mandante empatou o placar em cobrança de falta pelo lado esquerdo. Bahia bateu com muita força no canto onde estava posicionado o goleiro Rodrigo Falcão e estufou as redes.

Com 38 minutos, Gabriel Simples recolocou o Peixe à frente do placar. Ele recebeu sobra de cruzamento para a área pela direita, dominou a bateu cruzado, com firmeza, para colocar a bola no canto inferior esquerdo, sem chances de defesa ao goleiro.

No primeiro minuto da segunda etapa, o Corinthians voltou a empatar o placar em Santana de Parnaíba. Luiz Fernando aproveitou cruzamento da esquerda e subiu alto para cabecear para as redes do canto direito.

No minuto seguinte, Robinho Jr. já marcou o terceiro gol santista para reestabelecer a vantagem no marcador. Ele tabelou com Mateus Xavier na entrada da área e, ao invadi-la, bateu colocado, com perfeição, no ângulo direito, para anotar um golaço.

Aos 15 minutos, Pepê Fermino invadiu a área adversária pela esquerda para chegar batendo cruzado. Ele finalizou com firmeza, mas parou em defesa segura de Cadu no canto inferior esquerdo.

Em seguida, aos 18, os mandantes empataram o jogo em 3 a 3 com mais um gol de bola parada. Pela ponta direita do ataque, mesmo sem muito ângulo, Dieguinho teve falta para cobrar e arriscou batida direta para o gol. A bola surpreendeu o goleiro Rodrigo Falcão e morreu nas redes do canto esquerdo.

Chegando a metade do segundo tempo, Mateus Xavier recebeu cruzamento pela esquerda da área e chegou batendo para o gol. A batida forte, no entanto, parou em defesa segura de Cadu no canto inferior direito.

Com 28 minutos, o Peixe teve escanteio para cobrar pelo lado esquerdo e Rodrigo Cezar cruzou fechado. João Alencar subiu para cabecear próximo à primeira trave, mas desviou para fora.

Aos 31, o escanteio foi do outro lado e, desta vez, o cruzamento de Rodrigo Cezar encontrou Gabriel Simples no meio da área. O lateral direito subiu bem e cabeceou com firmeza, mas fez a bola carimbar o travessão.

Dois minutos depois, Rodrigo Cezar marcou o quarto gol santista. Em grande jogada pela ponta direita, Juninho fintou seus marcadores e encontro Rodrigo Cezar com espaço pelo meio da área. O camisa 17 bateu colocado e rasteiro no canto direito para superar o goleiro adversário.

Aos 38, o árbitro Murilo Tarrega Victor assinalou penalidade máxima para a equipe da capital paulista. Na cobrança, Gui Negão deslocou Rodrigo Falcão e colocou a bola nas redes do canto inferior direito: 4 a 4.

Com 44 minutos, Luca Meirelles roubou a bola pela direita do ataque e cruzou na direção de Rodrigo Cezar. O camisa 17 pegou de primeira e mandou a bola a poucos centímetros da trave direita, para fora.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 4 X 4 SANTOS FC

Local: Estádio Municipal Prefeito Gabriel Marques da Silva, em Santana de Parnaíba (SP)
Data: terça-feira, 27 de maio de 2025
Horário: 18h
Árbitro: Murilo Tarrega Victor
Assistentes: Dênis Matheus Afonso Ferreira e Giovanni Crescêncio
Cartão amarelo: (SFC) Gustavo Henrique; (SCCP) Nicollas
Gols: (SFC) Luca Meirelles, aos 19′ e Gabriel Simples, aos 38′ do 1ºT, Robinho Jr., aos 2′ e Rodrigo Cezar, aos 33′ do 2ºT; (SCCP) Bahia, aos 29′ do 1ºT, Luiz Fernando, a 1′, Dieguinho, aos 18′ e Gui Negão, aos 40′ do 2ºT
SANTOS FC: Rodrigo Falcão; Gabriel Simples, João Alencar, João Ananias e Vinícius Lira; Caio Araujo, Gustavo Henrique (Profeta) e Pepê Fermino (Rodrigo Cezar); Robinho Jr. (Guilherme Lima), Mateus Xavier e Luca Meirelles. Técnico: Maurício Copertino
Corinthians: Cadu; Vitinho, Vera, Lorenzo (Yago) e Denner; Caraguá (Lucão), Pedro Thomas (Luiz Fernando), Bahia (Léo Agostinho) e Dieguinho (Jesse); Tigrinho e Gui Negão. Técnico: Orlando Ribeiro

REGULAMENTO

Os vinte clubes se enfrentam em turno único e, após as 19 rodadas, os oito melhores colocados avançam para as quartas de final. Em chaveamento pré-definido, a melhor campanha pega a oitava melhor, a segunda a sétima e etc.

Além do Peixe, também participam da competição Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Atlético-MG, Athletico-PR, Fluminense, Botafogo, Fortaleza, Grêmio, Bahia, Internacional, América-MG, Red Bull Bragantino, Vasco, Atlético-GO, Juventude, Cruzeiro e Cuiabá.

As quartas de final (previsão para 31 de julho ou 1 de agosto) e a semifinal (previsto para 20 ou 21 de agosto) serão disputadas em jogo único. Já a grande final em ida e volta (jogos previstos para 27 de agosto e 3 de setembro).

A partir deste ano, os últimos três colocados serão rebaixamento para o Brasileiro Série B Sub-20 2026. A equipe vencedora garante vaga na Conmebol Libertadores Sub-20 de 2026.

Leia também: Santos admite a possível saída de Brazão e agenda reunião com João Paulo

Veja os jogos do Santos no Brasileiro Sub-20:

  • Santos 4 x 1 Botafogo – Rafael Freitas (2), Rodrigo Cezar e Luca Meirelles
  • Atlético-MG 1 x 1 Santos – Pepe Fermino
  • São Paulo 2 x 4 Santos – Pepe Fermino, Luca Meirelles (2) e Enzo Boer
  • Santos 2 x 2 Palmeiras – Gabriel Simples e Rodrigo Cezar
  • Atlético-GO 1 x 1 Santos – Luca Meirelles (P)
  • Santos 1 x 2 Fluminense – Luca Meirelles
  • Santos 2 x 3 Cruzeiro – Luca Meirelles e Mateus Xavier
  • Bahia 0 x 0 Santos
  • Santos 3 x 0 Grêmio – Luca Meirelles (2) e Robinho Jr
  • Cuiabá 2 x 2 Santos – Mateus Xavier e Luca Meirelles
  • Santos 1 x 2 Vasco – Gabriel Simples (P)
  • Corinthians 4 x 4 Santos – Luca Meirelles, Gabriel Simples, Robinho Jr e Rodrigo Cezar
  • 12/06 (qui): Juventude x Santos, às 15h, no Homero Soldatelli
  • 18/06 (qua): Santos x Fortaleza, às 15h, no CT Rei Pelé
  • 24/06 (ter): Flamengo x Santos, às 15h, na Gárvea
  • 01/07 (ter): América-MG x Santos, às 15h, na Arena Vera Cruz
  • 08/07 (ter): Santos x Red Bull Bragantino, às 15h, no CT Rei Pelé
  • 16 ou 17/07 (qua ou qui): Santos x Athletico-PR
  • 23/07 (qua): Internacional x Santos