Harley, Asafe, Fayfe e Pedro Levi se despedem do Santos (Crédito: Reprodução)

O Santos liberou oito atletas das categorias de base masculina no clube. O Departamento de Futebol de Base realiza dispensas costumeiras a cada semestre e também vem passando por reformulações de profissionais que estão à frente do projeto. No BID da CBF, apareceram as liberações do goleiro Thiago Brauwer (2008), dos laterais Pedro Diego Miguel (2007), Pedro Levi Dutra (2007) e Lucas Silva (2009), dos meio-campista Asafe Mesquita (2007) e Weverton Fayfe (2008), os meia-atacantes Enzo Peres (2008) e Harley Matheus (2009).

Outros garotos já buscaram a rescisão com o Alvinegro, tiveram o contrato encerrados ou foram liberados por falta de espaço no clube. É o caso dos goleiros João Inácio (2004) e Guilherme Dias (2007), do defensor Henrique Miranda (2006), do lateral Orlando Neto (2005), do meia-atacante Caio Padovam (2004) e dos atacantes Lucas Branquinho (2008) e Murilo Coutinho (2007).

HISTÓRICO ASAFE

Asafe tinha contrato até o final do ano. O meio-campista veio ao Peixe do Atlético-MG no primeiro semestre de 2022, mas não conquistou espaço. Ele é de Goiânia e é agenciado pela empresa NG Soccer.

HISTÓRICO ENZO PERES

Natural de Goiânia (Goiás), o primeiro contato com o futebol foi através de seu pai com quatro anos. Com inspirações em Cristiano Ronaldo e Pelé, teve passagens pela escolinha Barça City, pela pré equipe Goiás e pela base do Atlético-GO. No seu primeiro ano de base, atuou pelo primeiro campeonato federado sendo artilheiro do Sub-13 e Sub-15. Tinha vínculo até março de 2026.

HISTÓRICO HARLEY

Harley está no Santos desde pequeno e atuava ainda no futsal do clube antes ir ao campo. Ele tinha vínculo até fevereiro de 2026. O garoto atuou pelo Paulista Sub-14 em 2023.

HISTÓRICO PEDRO LEVI

O lateral-direito tinha vínculo santista até julho de 2025. Ele estava no Alvinegro desde 2022.

HISTÓRICO PEDRO DIEGO 

O lateral-esquerdo chegou ao Peixe em abril de 2023 depois de se destacar pelo Avaí na Copa Brasileirinho. Pedro Diego Souza Miguel nasceu em Capão Redondo, na região sudoeste do município de São Paulo, São Paulo. O vínculo dele era válido até janeiro de 2026.

HISTÓRICO THIAGO BRAUWER

Natural de Dois Irmãos (Rio Grande do Sul), Thiago é nascido em 2008. Com referência pelos jogos do pai na televisão, ele iniciou na Escolinha do União de Dois Irmãos antes de ser emprestado ao Campo Bom. Chegou a fazer teste no Internacional, mas acabou indo para o São José e depois o Novo Hamburgo.

Antes, o menino chegou a ser atacante, mas ficou como goleiro. Durante a participação do Santos na Brasil Soccer Cup Sub-16 em julho de 2023, a equipe do técnico Fabrício Monte ficou no grupo do Novo Hamburgo na primeira fase e chegou a golear o time por 5 a 0. Apesar de sofrer os gols naquele jogo, Thiago ficou surpreso e recebeu o convite do Santos assinando com o clube em setembro. Tinha contrato até julho de 2026.

HISTÓRICO FAYFE

Nascido em 2008, ele iniciou sua carreira na Escolinha Multimarcas, passou pela base do Atlético-GO e do Internacional antes de chegar ao Vila Nova. Canhoto e com 1,84m, o meia tem inspirações em Kaká, Zidane e Rivaldo. Ele chegou ao Santos em abril de 2023 depois de se destacar com a camisa 10 do Vila Nova atuando contra o Peixe na Copa Votorantim. Vínculo era até fevereiro de 2026.

HISTÓRICO LUCAS ALMEIDA

Agenciadopelo SportsMaxi, ele tinha vínculo até março de 2026. O lateral atuou pelo Paulista Sub-14 na última temporada.

Veja todos os atletas que se despediram da base masculina do Santos em 2024:

  • Goleiros: João Inácio, Guilherme Dias, Thiago Brauwer
  • Defensores: Henrique Miranda
  • Laterais: Orlando Neto, Pedro Levi, Pedro Diego, Lucas Almeida
  • Meio-campistas: Caio Padovam, Asafe Mesquista, Harley, Fayfe
  • Atacantes: Lucas Branquinho, Murilo Coutinho, Enzo Peres

Leia também: