Rollo assumiu depois do afastamento de Peres (Crédito: Santos FC)

O ex-presidente do Santos Orlando Rollo foi preso em Santos na manhã desta sexta-feira (18), em operação da Corregedoria Civil e do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) do Ministério Público do Estado de São Paulo contra o tráfico de drogas e crimes contra administração pública. A informação foi publicada inicialmente pela A Tribuna.

De acordo com a nota divulgada pelo Ministério Público de São Paulo, a ação cumpriu seis mandados de busca e apreensão e seis de prisão nas cidades de Santos e São Vicente. Quatro dos presos são policiais civis, incluindo o ex-dirigente do Peixe. A investigação acontece em parceria com a Polícia Federal e tramita sem segredo de Justiça.

Nascido em Santos, Orlando Rollo é Bacharel em Direito e tecnólogo em Segurança Pública pela Unisanta e atuava como investigador da Polícia Civil de São Paulo desde 2002. Na área de futebol, ele fez um MBA em Marketing Esportivo e Psicologia do Esporte pela Unyleya-RJ, tem curso de Gestão Estratégica de Esportes pela FGV e fez o curso oficial de Gestão de Futebol da CBF Academy. Ele tem também três especializações na área de administração esportiva pela UniBF (PR).

Sócio do Santos desde 93, ele foi conselheiro do clube por sete mandatos, entre 99 e 2014 e de 2017 e 2020. Na eleição para a presidência do Peixe de 2014, ele foi o quarto colocado, atrás de Modesto Roma Júnior, José Carlos Peres e Fernando Silva. Ele recebeu 855 votos no pleito. Em 2017, ele foi eleito como vice na chapa encabeçada por José Carlos Peres.

Logo nos primeiros meses da gestão, Orlando Rollo e José Carlos Peres se desentenderam e romperam a relação. O então presidente publicou uma portaria retirando todos os poderes do vice. Depois do impeachment de José Carlos Peres na reta final de 2020, ele atuou como presidente na gestão de transição do clube antes da eleição do atual presidente Andres Rueda. Ele, inclusive, foi eleito conselheiro na chapa encabeçada por Rueda.

Veja a nota do Ministério Público de São Paulo:

Na manhã desta sexta-feira (18/11), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrou operação mirando no tráfico de drogas e em crimes contra a administração pública, cumprindo seis mandados de busca e apreensão e seis de prisão em Santos e São Vicente. Entre os presos por determinação da Justiça paulista estão quatro policiais civis.

A investigação, que conta com a parceria da Polícia Federal, tramita em segredo de Justiça.

Integrantes da Corregedoria da Polícia Civil prestam auxílio à operação.

Leia também: