Thiago Balieiro está no Leixões, de Portugal (Crédito: Divulgação)

Ex-Santos, o zagueiro Thiago Balieiro comentou sobre a experiência de quase um ano no Leixões (Portugal). O defensor rescindiu com o Peixe em julho do ano passado e acertou com o time português. Desde então, soma 5 jogos pela Liga Portugal 2 e 9 duelos pela Liga Revelação Sub-23.

“É uma nova cultura. Um país europeu, e é algo totalmente diferente no Brasil, como o ambiente, o estilo de vida, mais calmo, tranquilo. Mas sinto que aprendi muita coisa desde que cheguei, não apenas dentro de campo, mas fora também, e isso tem ajudado na evolução como pessoa e atleta. Espero seguir crescendo ainda mais, por aqui. O Leixões também é um clube que investe muito e ajuda bastante na evolução de jovens jogadores. Desde que cheguei, me ajudaram muito nesta evolução desde o time Sub-23, e agora na equipe profissional. E eles me ajudaram muito nesta adaptação”, contou.

Balieiro estava ‘afastado’ e fora dos planos do Peixe, mas reforçou carinho pela passagem na Baixada Santista e revelou torcida pelo clube. Foram cinco anos nas categorias de base do Santos.

“Sou muito grato ao Santos por tudo. Por ter me acolhido, ter me ajudado a realizar o meu sonho de ser jogador de futebol, de me dar toda a condição necessária para evoluir, e chegar onde estou hoje, no Leixões. Sempre que dá, estou na torcida, acompanhando o Santos, e torço muito a cada partida clube”, completou.

Por fim, avaliou a diferença do futebol brasileiro para o português e para o europeu em geral. Ele reforçou os aprendizados táticos no exterior enquanto leva a bagagem da marcação individual dos atletas.

“Acredito que não apenas em Portugal, mas no futebol europeu, se tem uma importância muito grande no aspecto tático. Aprendi muito sobre desde minha chegada em Portugal, e isso me ajudou a evoluir muito como atleta. No Brasil, além da tática, se abre muito o espaço na questão individual do jogador. São estilos diferentes, mas que se complementam muito dentro de campo”, concluiu.

Leia também: Venezuelanos do Santos retornam aos gramados em vitória sobre a Bolívia pelas Eliminatórias

Natural de Campinas (SP) e nascido em 2003, Thiago teve passagem pelo Rio Branco , onde disputou Campeonato Paulista Sub-11 ao Sub-13 entre 2014 e 2016. Foi chegar ao Santos de fato em 2019 para o Sub-17. Teve sete partidas pelo Campeonato Brasileiro da categoria em 2020.

Em 2021, foi para o Sub-20, onde disputou Campeonato Paulista, Copa Paulista e Campeonato Brasileiro. Ano retrasado, teve quatro duelos pelo Brasileiro, sete partidas pela Copa São Paulo e 17 jogos pelo Paulista, sendo campeão do estadual. Já no ano retrasado, teve um gol em cinco confrontos pela Copinha, dois gols em 20 duelos pelo Paulista, três duelos pela Copa do Brasil e oito pelo Campeonato Brasileiro.

Ano passado, teve um gol em seis jogos na última Copinha da carreira, em janeiro, e atuou na Equality Cup, no Catar, em fevereiro. Depois, estourou a idade para as categorias de base e ficou de fora dos planos de Carille, indo treinar com o Grupo B do profissional, com os jogadores fora dos planos do clube até a rescisão.