
Weslley Patati foi um dos destaques na campanha do título do Maccabi Tel Aviv (Crédito: Reprodução)
Ex-Santos, o atacante Weslley Patati foi campeão do Campeonato Isrealense pelo Maccabi Tel Aviv (Israel). O jogador foi titular na goleada do time sobre o Beitar Jerusalem por 5 a 0, no Bloomfield Stadium, pela Ligat Ha’Al, neste sábado (24). O camisa 17 deu duas assistências no jogo e atingiu a marca de 23 participações em gols na temporada. Além disso, entrou na Seleção do Campeonato.
“Foi um ano muito especial, cheio de desafios e conquistas. Conseguir ser campeão logo na minha primeira temporada fora do Brasil, jogando em alto nível, é uma recompensa por todo o trabalho que faço diariamente. Só tenho a agradecer ao Maccabi pela confiança, aos meus familiares, que sempre estiveram comigo, e aos meus companheiros de time, que fizeram parte desse ano mágico em minha vida. Sem eles nada disso seria possível. Estou muito feliz. Agora é comemorar, descansar e voltar ainda mais fortes na temporada que vem”, celebrou Patati.
Desde quando foi vendido em setembro do ano passado, são 39 jogos, 14 gols e 9 assistências entre o próprio torneio nacional, Liga Europa e Copa do Estado de Israel. Pelo time, ele tem vínculo até agosto de 2027. Na negociação, o Santos ganhou 1,3 milhão de euros (cerca de R$ 8 milhões) e ainda ficou 40% dos direitos econômicos para uma futura venda.
Antes da ida à Israel, o Peixe já havia recebido outras propostas do próprio futebol israelense, Ucrânia, Rússia, Catar e China. Pelo Peixe em 2024, o garoto somou dois gol em 19 partidas. Ele iniciou o 2024 com o profissional e não foi inscrito no que poderia ter sido a última Copa São Paulo da carreira. Ele já fazia parte dos planos da comissão técnica de Fábio Carille na Lista B do Campeonato Paulista.
Porém, viajou com o clube para a disputa da Equality Cup, no Catar, em fevereiro e se destacou. Na época, voltou valorizado e vinha fazendo parte do elenco principal desde então. No Paulistão, foram seis confrontos. Já na Série B, marcou dois gols, diante Brusque e Paysandu, e anotou mais 13 duelos.
Leia também: Sereias vencem Botafogo e se classificam para as quartas de final do Brasileiro A-2
HISTÓRICO
Natural do Maranhão, Patati chegou ao Santos em julho de 2019, quando foi aprovado nos testes e assinou contrato de formação. Humilde, o garoto ganhou o apelido de ‘Patati’ ainda em Presidente Dutra-MA. Ele não tinha condições de comprar chuteiras para jogar. Com isso, pegava pares maiores que seu pé, emprestados por atletas mais velhos. O apelido Patati veio com o nome do palhaço famoso.
O ano de 2021 foi o primeiro do atacante na categoria Sub-20 e ele anotou seis gols, sendo o principal destaque do Santos na disputa do Brasileiro da categoria. O garoto também foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-18. Ele antes acumulava convocações para a Seleção de base.
Weslley foi ganhando os holofotes na base do Peixe desde então. No entanto, chamou atenção da torcida na disputa da Copa São Paulo de 2022 e levou a categoria Sub-20 até as finais da competição. Pelo desempenho assinou o contrato profissional durante a disputa da Copinha. Com multa milionária na casa dos 100 milhões de euros.
Em 2022, Patati fez 16 jogos e 4 gols pelo Paulista, 8 partidas e 4 gols pela Copinha e 5 pelo Brasileiro da categoria. Depois chegou a ser promovido pelo elenco principal com o técnico interino Marcelo Fernandes no passado e fez sua estreia na vitória sobre o Corinthians por 1 a 0, na Vila Belmiro, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil.
Ele se revezou entre base e principal, sendo um dos protagonistas e esteve no plantel Campeão Paulista Sub-20 de 2022 apesar de uma pequena lesão na reta final dos jogos. Em 2023, foram 22 gols em 29 jogos pelo Sub-20, sendo artilheiro do time no Brasileiro. Em outubro, assinou a renovação até setembro de 2026.
Ao todo, deixou o Santos com 2 gols em 33 partidas pelo profissional. Além disso, teve três convocações para a Seleção Brasileira de base.