Claudiomiro, ao lado de Ânderson, mostra a camisa comemorativa que o Peixe usará contra o Internacional (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Nesse domingo, 21 de outubro, completará 20 anos do título do Santos da Copa Conmebol. O empate em 0 a 0 no segundo e decisivo duelo contra a equipe do Rosário Central, na Argentina, ficou conhecido como a Batalha de Rosário.

O Peixe havia vencido o primeiro jogo por 1 a 0, gol de Claudiomiro. Mas expulsões para os dois lados e muita confusão entre os atletas, além do placar magro, foram fatores que deixaram o clima pesado para o confronto de volta.

“O Santos levou um segurança para cada atleta. Chegamos e não era para ter o jogo. Chegamos a base de tiro, quase tombaram o ônibus. Mas naquele momento, não jogar seria pior. Conversamos com Leão e optamos por jogar. Fizemos a escolha certa e uma grande partida contra o Rosário. Foi digno de um time que foi porque sabia que queria marcar história”, disse o ex-lateral Ânderson Lima, um dos destaques da equipe.

Na tarde deste sábado, a partir das 13 horas, a Embaixada do Santos na cidade de São Paulo realizará um grande evento com quase todo o elenco santista que participou daquela conquista. A comemoração ocorrerá na casa Quintal do Espeto, localizada na Rua Mourato Coelho, nº 1022, com entrada custando R$ 10.

Herói do título ao marcar o único gol das finais, Claudiomiro é presença confirmada no encontro com os torcedores. O ex-jogador, juntamente com seus colegas, comentou em entrevista coletiva no CT Rei Pelé na tarde da última sexta-feira sobre ser lembrado pelos fãs após 20 anos da conquista.

“Fico feliz de ser lembrado depois de tanto tempo. Para mim, o Santos foi o título mais importante da minha carreira. Fico feliz pela homenagem. Sou muito feliz por esse título no Santos”, disse Claudiomiro, que era chamado de bombeiro da Vila e que tinha na raça sua principal característica em campo.

Como o Diário do Peixe deu em primeira mão na sexta-feira, na partida contra o Internacional, jogo que será realizado na segunda-feira, às 20 horas, em Porto Alegre, o Santos entrará em campo com uma camisa especial: nela constará um escudo de 20 anos da Batalha de Rosário, um dos títulos mais heroicos da história do clube.