Andrey tem contrato com o Santos até o meio de 2025 (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O atacante Andrey tem negociações avançadas para ser emprestado pelo Santos ao Paysandu. O jogador, cujo contrato com o Peixe é válido até julho de 2025, está fora dos planos do clube. Apesar de ter sido artilheiro do time no Brasileirão de Aspirantes, o Santos não demonstrou interesse em renovar o vínculo com o atleta que poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro.

Inicialmente, Andrey tinha uma tratativa bem encaminhada com o Figueirense, mas o Paysandu se tornou uma opção mais atrativa. O clube paraense disputará quatro competições em 2024 — Série B, Estadual, Copa Verde e Copa do Brasil —, enquanto o Figueirense está na Série C e possui menos calendário. Outros clubes como Campinense, Noroeste, Sampaio Corrêa e Pouso Alegre chegaram a sondar o jogador. O Paraná chegou a fazer uma proposta, mas foi descartada devido à recente volta à elite estadual.

Antes dessa negociação, Andrey já acumulou passagens por empréstimo em diversos clubes. No primeiro semestre de 2024, ele foi cedido ao Juventus da Mooca para a fase mata-mata da Série A2 do Paulista e, posteriormente, à Internacional de Limeira para a disputa da Série D. Ao retornar, participou do Campeonato de Aspirantes, onde se destacou como artilheiro do Santos.

Além disso, o atacante atuou pelo Santos na Equality Cup, em Doha, no Catar, em fevereiro deste ano. Na temporada passada, esteve emprestado ao Ituano, clube em fez sua estreia pelo profissional e participou da campanha em que o time em que chegou a semifinal do Paulista 2023. Ainda naquele ano, ele foi emprestado ao XV de Piracicaba, onde disputou a Copa Paulista e a Série D, alcançando a semifinal da competição estadual.

Andrey também fez parte do elenco vice-campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2022, atuando como titular na final. Sua trajetória no Santos começou como atacante, mas ele chegou a se adaptar à lateral-direita em 2020, quando se destacou em um duelo contra a Portuguesa no Paulista Sub-20. À época, o técnico Cuca, impressionado com seu desempenho, considerou promovê-lo ao time principal para a Libertadores. Porém, uma lesão no púbis acabou interrompendo sua ascensão no clube.