Ídolos Eternos do Santos, companheiros de time e amigos do Rei Pelé, estiveram presentes na manhã desta sexta-feira (25), na escola localizada no bairro Samaritá, em São Vicente, inaugurada em janeiro, com o nome de “Ambiente Municipal de Ensino Integral (AMEI) Rei Pelé”, e conheceram toda a estrutura do local.
As crianças presenciaram momentos que ficarão eternizados em suas memórias. Elas puderam ver de perto os Ídolos Eternos, parceiros do Rei Pelé, e aproveitaram o momento para tirar fotos e pedir autógrafos, além de fazerem diversas perguntas.
Os craques alvinegros foram recebidos pelas crianças e pela direção da escola, com direito a apresentações de dança e da banda da AMEI Rei Pelé, que, inclusive, tocou o hino do Santos.
Pepe, Edu, Mengálvio, Lima, Manoel Maria e Abel conheceram a escola, e ao caminhar pela unidade, e ver cada registro alusivo ao Rei, as memórias vinham à tona. “Eu consigo sentir a presença do Pelé aqui. Este lugar sempre terá um gostinho especial. Parabéns ao prefeito Kayo Amado pela linda homenagem”, comentou emocionado o ex-ponta-direita e grande amigo pessoal do Rei, Manoel Maria.
A conexão de Pelé com São Vicente é antiga. Em 1972, o Rei recebeu o título de ‘Cidadão Vicentino’. “O ambiente escolar é o local que permite a realização de sonhos. Aqui as crianças se interessarão pela história do Rei, que como nós já sabemos, é eterno”, ressaltou o prefeito Kayo Amado.
Santista apaixonado, o chefe do Executivo vicentino não escondeu a emoção ao poder receber de braços abertos os eternos companheiros de Pelé. “Esse lugar é muito especial. Aqui vem à mente as lembranças do meu avô. Graças a ele, esse amor pelo Santos foi despertado em mim. Faremos de tudo para que a história do Atleta do Século jamais seja apagada”.
Sobre a unidade
O Ambiente Municipal de Educação Integral (AMEI) Rei Pelé é composto por uma série de ilustrações em grafite do Rei, com imagens dele vestindo não só a camisa do Santos, mas também da Seleção Brasileira. O elevador da unidade também é estampado com a icônica comemoração do ‘soco no ar’.
A escola também é pioneira no ensino integral em São Vicente. Com estrutura ampla, o local atende mais de 600 estudantes. Um deles é o Calebe Florindo, aluno de 10 anos do 4º Ano F, que se inspira na trajetória do Atleta do Século para realizar o sonho de se profissionalizar como jogador de futebol. “Eu amo jogar bola. O Pelé foi maravilhoso e jamais será esquecido. Meu desejo é ser atleta e vou lutar por isso”. O garoto ‘ganhou o dia’ com os autógrafos recebidos pelos ex-companheiros do Rei. Calebe também guarda de recordação um papel contendo um desenho de autoria dele vestindo a camisa do Santos como atleta do clube. “Eu guardo com muito carinho. Todos os dias olho para esse desenho e me imagino estando lá um dia”.
A secretária de Educação, Nivea Marsili, agradeceu aos ídolos pela visita e salientou: “O objetivo é transformar vidas para que no futuro elas sejam motivo de orgulho igual a vocês”.
Bela iniciativa! Relegar à posteridade a epopeia do Eterno Rei Do Futebol no formato escolhido é uma iniciativa inteligente e prática de estimular o surgimento de novos talentos. Não é de hoje que as cidades de Santos e São Vicente – ambas repartindo o mesmo espaço da ilha que abriga por volta de 700 mil habitantes – mantém ligações estreitas com o Glorioso Alvinegro Praiano. Parabéns!