O atacante Reifit tem três gols na Copinha (Crédito: Reprodução)

Dois Meninos da Vila têm brilhado na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2020, mas com a camisa de outro clube. O atacante Reifit e o lateral-esquerdo Luan Vitor são dois destaques da campanha do semifinalista Oeste. Luan marcou dois gols na Copinha, Reifit três, inclusive o da classificação nas quartas de final, contra o São Paulo, no último sábado.

Os dois jovens, de 18 anos, são formados na base do Santos e deixaram o clube em 2018 porque a diretoria das categorias de base na época não mostrou interesse na continuidade dos garotos após pedir até um período de testes para a dupla. Ambos hoje pertencem ao rival Corinthians e estão emprestados ao Oeste para a disputa da Copinha.

A perda de talentos da base é algo que o Santos quer que acabe o quanto antes. Jorge Andrade foi contratado em outubro do ano passado para ser coordenador das categorias de base e organizar melhor o clube. A volta do Santos B também acontecerá em 2020 e deve contribuir para que os talentos permaneçam na Vila Belmiro.

As mudanças na base passaram também pelo desligamento de alguns profissionais. Marco Maturana (gerente), Carlos Muniz (coordenador) e Reginaldo Lima (coordenador do Departamento de Avaliação Captação e Transição de Atletas – DACTA) foram demitidos, todos também no mês de outubro.

Leia aqui: Retrospectiva 2019 da base do Peixe

Na Copinha desse ano, após passar com sobra na primeira fase, o Peixe caiu na sequência ao ser derrotado nos pênaltis para a Ponte Preta. O Santos nos últimos ano não vem fazendo boas campanhas em suas divisões de base. Ano passado, apenas o time Sub-11 conseguiu um importante título que foi a conquista do Campeonato Paulista da categoria.