
Lucas Yan fez transição física com o profissional (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)
O meia Lucas Yan está recuperado de uma entorse no tornozelo e à disposição do Sub-20 do Santos. O Menino da Vila fez a transição com o profissional, inclusive ao lado de Neymar Jr, e ainda não estreou na temporada. Ele havia ficado de fora da Copinha por uma lesão muscular e dias antes de retornar para a categoria, sofreu uma pancada no tornozelo.
Desde o fim do ano passado, o garoto vivia expectativa de estar no elenco principal e fazer alguns treinos por lá. Inclusive a volta de Neymar ao clube aumentou essa especulação já que, recentemente, a NR Sports, com Neymar Pai, ao lado do empréstimo Bruno Martins, passou a cuidar da carreira dele e do irmão Kauan Basile, do Sub-13, que é considerado promessa no Peixe.
Inclusive, Lucas Yan renovou até fevereiro de 2029, fazendo parte do projeto esportivo do irmão. No entanto, o clube entende que ele precisa de minutagem na base. Ele aguarda oportunidades para atuar pela equipe do técnico Mauricio Copertino, que disputa Campeonato Brasileiro e Paulista, além dos torneios extraoficiais.
Entre 2017 e 2018, Lucas iniciou a trajetória e teve uma passagem no Sub-11 e no Sub-13 do São Paulo. Foram 7 gols em 17 jogos pelo Paulista Sub-11 e cinco partidas pelo Paulista Sub-13. Em 2019, no primeiro ano no Alvinegro, foram 3 gols em 14 confrontos. A temporada seguinte não atuou por conta das competições paralisadas pela pandemia da Covid.
Leia também: Santos registra maior crescimento nas redes sociais entre os 100 maiores clubes do mundo
Em 2021, um gol em dois duelos pelo Paulista Sub-15. No ano seguinte, conseguiu destaque no Sub-17 de volante e como meia, atuando como capitão e camisa 10. Ele chegou até ser monitorado pelo Sporting (Portugal). Pela categoria, foram 2 gols em 17 jogos pelo Paulista e três gols em 9 partidas pelo Brasileiro.
Já no ano retrasado, ainda pelo Sub-17, foram dois gols em 14 confrontos pelo estadual e três gols em 9 duelos pelo Brasileiro. No início do de 2024, foi chamado para atuar na Equality Cup, no Catar, e acabou sofrendo uma lesão no reto femoral. Pelo Sub-20, foram dois gols em 8 jogos pelo Paulista, um duelo pelo Brasileiro e outro pelo Aspirantes.