Retorno de Neymar ao Santos deu um ‘boom’ nas mídias (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O CIES Football Observatory, instituto acadêmico suíço dedicado a estudos do esporte, divulgou um levantamento atualizado com os times do mundo com mais seguidores nas redes sociais nesta quarta-feira (11). De acordo com tendências registradas desde junho do ano passado, sem contar com YouTub, em termos relativos, o maior aumento entre os 100 maiores clubes foi registrado pelo Santos com mais de 81,7%.

Desde o ano passado, o Departamento de Marketing estava se reformulando e a contratação do meia-atacante Neymar Jr foi responsável pelo principal ‘boom’ dos números. Marcelo Teixeira, presidente do Peixe, comentou sobre o investimento em conteúdos mais criativos e voltados para o público mais jovem, além de apostar no alto poder de alcance dos vídeos verticais.

“Desde que bem trabalhado, o bom alcance das nossas redes sociais é fundamental para a visibilidade e exposição do clube. Estamos investindo nessa área desde o início da gestão, pois sabemos o quanto é importante apresentarmos grandes números nas mídias, principalmente pensando em oportunidades comerciais”, afirmou.

Entre os 10 clubes com maior crescimento nas redes sociais neste período de um ano, sete são da Espanha. Em números totais, Real Madrid e o Barcelona aparecem imponentes nas primeiras colocações, com 473,7 milhões e 427,4 milhões, respectivamente. Quase o dobro comparado ao Manchester United, 30º colocado com 234 milhões, PSG, 40º colocado com 199 mi, e Manchester City, na 5ª posição com 180 milhões.

Leia também: Santos estuda mandar jogo contra o Flamengo no Morumbis

Tendências de crescimento registradas desde junho de 2024 (sem YouTube) entre os 100 maiores clubes:

1 – Santos-BRA: +81,7%
2 – Valladolid-ESP: +45,1%
3 – Mallorca-ESP: +34,9%
4 – Real Betis-ESP: +37,4%
5 – Athletic Club-ESP: +34,5%
6 – Girona-ESP: +30,1%
7 – Espanyol-ESP: +29,4%
8 – Sporting-POR: +28,9%
9 – Lille-FRA: 27,7%
10 – Celta-ESP: 26,4%