Mateus Xavier marcou um dos gols do Santos (Crédito: Reinaldo Campos/Santos FC)

O Santos empatou com o Cuiabá em 2 a 2, no CT Manoel Dresch, em Cuiabá (MT), pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20, nesta quarta-feira (14). Os atacantes Mateus Xavier e Luca Meirelles marcaram os gols do Peixe. Os dois jogadores estão sendo pedidos pela torcida no elenco profissional e o técnico Cleber Xavier precisou explicar as ausências dos Meninos da Vila contra o Ceará.

A equipe do técnico Mauricio Copertino tem 13 pontos e ocupa a oitava colocação da competição. Os Meninos da Vila possuem três vitórias, quatro empates e duas derrotas, com 18 gols marcados e 12 sofridos. Na campanha, venceram o Botafogo (C), São Paulo (F) e Grêmio (C), empataram com o Atlético-MG (F), Palmeiras (C), Atlético-GO (F) e Bahia (F) e perderam para o Fluminense (C) e Cruzeiro (C).

Na próxima rodada, o Peixe joga contra o Vasco na quarta-feira (21), às 15 horas, na Vila Belmiro. Antes, atuará pelo Campeonato Paulista contra o EC São Bernardo neste sábado (17), às 15 horas, no CT Rei Pelé.

O JOGO

Aos 12 minutos, o Peixe teve a primeira chegada perigosa ao ataque. Rodrigo Cezar chegou à linha de fundo e bateu cruzado, com força, mas parou em defesa do goleiro.Três minutos depois, João Ananias arriscou batida da intermediária do campo ofensivo, mas a bola saiu à direita da meta, para fora.

Passada metade da primeira etapa, o Cuiabá abriu o placar no CT Manoel Dresch. Aos 24 minutos, David recebeu cruzamento na área e subiu para cabecear para o fundo das redes.

O Peixe não demorou para empatar e, aos 36 minutos, Mateus Xavier fez 1 a 1 no placar. João Alencar tabelou e chegou à linha de fundo para cruzar. A bola chegou a Mateus Xavier, que completou para o gol.

Na segunda etapa, aos três minutos, Enzo Boer fez boa jogada pela ponta direita e cortou para o meio para finalizar. A batida fez a bola passar a poucos centímetros da trave e sair em tiro de meta.

Aos 21 minutos do segundo tempo, o Peixe chegou à virada com gol do artilheiro Luca Meirelles. Rodrigo Cezar puxou a marcação da esquerda para o meio e passou para Mateus Xavier na entrada da área. De costas para o gol, o camisa 11 ajeitou para o camisa 9 finalizar em dois tempos. Na primeira foi bloqueada pelo goleiro, mas aproveitou bem o rebote para estufar as redes.

Aos 25, Vinícius Lira chegou à ponta esquerda para cruzar rasteiro, com muita força, na direção da entrada da área. Enzo Boer chegou para completar para o gol, mas desviou para fora, à esquerda da meta.

Quatro minutos depois, Mateus Xavier invadiu a área pela esquerda e passou pelo meio de seus marcadores para finalizar, ele bateu rasteiro no canto esquerdo e obrigou o goleiro a se esticar para desviar em escanteio.

Aos 37, Enzo Boer cobrou escanteio pela direita e Vinícius Lira apareceu pela segunda trave para cabecear. A bola carimbou o travessão e no rebote João Alencar tentou completar para as redes, mas foi bloqueado por um defensor em cima da linha de gol.

Já aos 45 do segundo tempo, o Cuiabá voltou a empatar o jogo com gol do camisa 20, Mansano. Ele recebeu a bola na linha de entrada da área e mandou de três dedos para as redes do canto inferior esquerdo.

FICHA TÉCNICA

CUIABÁ 2 X 2 SANTOS FC

Local: CT Manoel Dresch, em Cuiabá (MT)
Data: quarta-feira, 14 de maio de 2025
Horário: 16h
Árbitro: Jean Marcel Latorraca Ferreira
Assistentes: Eduardo Teodoro Rodrigues e Gustavo Anibal Silva Ribeiro Taques
Cartão amarelo: (SFC) Padula e Samuel; (CEC) Marcelo e Cauã Wendel
Gols: (CEC) David, aos 24′ do 1ºT e Mansano, aos 45′ do 2ºT (SFC) Mateus Xavier, aos 36′ do 1ºT e Luca Meirelles, aos 21′ do 2ºT
SANTOS FC: Rodrigo Falcão; Gabriel Simples (Lenin), João Alencar, João Ananias e Vinícius Lira; Kenay, Gustavo Henrique (Samuel) e Rodrigo Cezar (Caio Araujo); Padula (Enzo Boer), Mateus Xavier e Luca Meirelles. Técnico: Maurício Copertino
Cuiabá: Pedro Melo; Hernandes (Marco Anthonio), João Victor, Cauã Wendel e Marcelo; Dudu (Mansano), Índio (Abrão) e David; Widney (Lázaro), Alessandro (Webert) e Dyego (Nathan). Técnico: Ricardo Resende

REGULAMENTO

Os vinte clubes se enfrentam em turno único e, após as 19 rodadas, os oito melhores colocados avançam para as quartas de final. Em chaveamento pré-definido, a melhor campanha pega a oitava melhor, a segunda a sétima e etc.

Além do Peixe, também participam da competição Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Atlético-MG, Athletico-PR, Fluminense, Botafogo, Fortaleza, Grêmio, Bahia, Internacional, América-MG, Red Bull Bragantino, Vasco, Atlético-GO, Juventude, Cruzeiro e Cuiabá.

As quartas de final (previsão para 31 de julho ou 1 de agosto) e a semifinal (previsto para 20 ou 21 de agosto) serão disputadas em jogo único. Já a grande final em ida e volta (jogos previstos para 27 de agosto e 3 de setembro).

A partir deste ano, os últimos três colocados serão rebaixamento para o Brasileiro Série B Sub-20 2026. A equipe vencedora garante vaga na Conmebol Libertadores Sub-20 de 2026.

Leia também: Cleber Xavier explica ausências de Mateus Xavier e JP Chermont contra o Ceará

Veja os jogos do Santos no Brasileiro Sub-20:

  • Santos 4 x 1 Botafogo – Rafael Freitas (2), Rodrigo Cezar e Luca Meirelles
  • Atlético-MG 1 x 1 Santos – Pepe Fermino
  • São Paulo 2 x 4 Santos – Pepe Fermino, Luca Meirelles (2) e Enzo Boer
  • Santos 2 x 2 Palmeiras – Gabriel Simples e Rodrigo Cezar
  • Atlético-GO 1 x 1 Santos – Luca Meirelles (P)
  • Santos 1 x 2 Fluminense – Luca Meirelles
  • Santos 2 x 3 Cruzeiro – Luca Meirelles e Mateus Xavier
  • Bahia 0 x 0 Santos
  • Santos 3 x 0 Grêmio – Luca Meirelles (2) e Robinho Jr
  • Cuiabá 2 x 2 Santos – Mateus Xavier e Luca Meirelles
  • 21/05 (qua): Santos x Vasco, às 15h, na Vila Belmiro
  • 27/05 (ter): Corinthians x Santos, às 18h, na Fazendinha
  • 11 ou 12/06 (qua ou qui): Juventude x Santos
  • 18 ou 19/06 (qua ou qui): Santos x Fortaleza
  • 25 ou 26/06 (qua ou qui): Santos x Flamengo
  • 02 ou 03/07 (qua ou qui): América-MG x Santos
  • 09 ou 10/07 (qua ou qui): Santos x Red Bull Bragantino
  • 16 ou 17/07 (qua ou qui): Santos x Athletico-PR
  • 23/07 (qua): Internacional x Santos