
Matheus Lima treinou com o elenco do Santos (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)
O meia Matheus Lima completou o treino do elenco profissional do Santos nesta segunda-feira (10). O Menino da Vila deve seguir atuando com o elenco principal pois tem contrato finalizando com o clube e o Departamento de Futebol de base não quer tomar a decisão ‘sozinho’. A ideia é que o ‘martelo seja batido’ sobre o futuro do jogador em conjunto com outros Departamentos.
Com vínculo até 23 de maio, o garoto terá que se provar por uma renovação ou não terá o vínculo prorrogado. Fora dos inscritos da Copinha, o garoto chegou a ser comparado ao Messi ainda mais novo na base, mas uma sequência de lesões e promoções a categorias acima atrapalharam na sequência de jogos.
Na última temporada, somou um gol em dez partidas pelo Paulista Sub-20 e outros dois gols em nove jogos pelo Campeonato Brasileiro da categoria. O staff entende que Matheus foi utilizado ainda fora de posição em alguns confrontos no ano enquanto a comissão técnica viu outros meio-campistas ‘na frente’ do garoto.
Mesmo desvalorizado, Matheus Lima chegou a receber sondagem do Getafe (Espanha) em setembro. Outros times da Europa monitoram o atleta e até rivais. O São Paulo demonstrou interesse, assim como Corinthians, mas estaria fora de cogitação para o garoto. Já o Palmeiras teria desistido pela boa relação que possui com a diretoria santista.
Leia também: Saiba quanto o Santos terá que desembolsar para comprar atacante inscrito no Paulista
HISTÓRICO
Nascido em 2006, Matheuszinho tem multa rescisória de 70 milhões de euros. Inclusive pelo destaque na base, a Federação do Qatar ofereceu US$ 10 milhões para que Matheus Lima atuasse pelo país. A proposta aconteceu na gestão de transição de Orlando Rollo, mas o Menino da Vila recusou imediatamente.
Matheus Lima chegou ao Peixe em 2014 à convite do coordenador de futsal, Barata, depois de ter se destacado com o Sub-7 do Gremetal. Ele foi artilheiro com 73 gols no Paulista de Futsal. Já no Alvinegro, foi tênis de ouro e bola de prata com o Sub-8, sendo premiado novamente pela FPF.
O garoto acumula títulos e feitos, como as conquistas da IberCup Sub-12 em 2017, a Copa Ouro Sub-13 em 2018, além das artilharias da própria IberCup e do Paulista Sub-9 de Futsal em 2014. Ele fez 14 gols em seis partidas na IberCup Sub-13 e também atuou em um desafio do time Sub-15 pelo Campeonato Paulista.
Em 2019, Matheus teve grande repercussão na mídia ao marcar um gol ao estilo Lionel Messi na vitória sobre Santo André, pelo Paulista Sub-13. Na jogada, o camisa 10 saiu da lateral do campo, driblou dois adversários, arrancou, tabelou com um companheiro, entrou na área do time do ABC no meio de três marcadores e tocou para as redes.
Com apenas 15 anos em 2021, Matheus pulou etapas e chegou a ser promovido ao time Sub-17 e atuou pelo Brasileiro da categoria. No segundo semestre voltou a compor para o Sub-15 e foi um dos destaques na disputa do Campeonato Paulista e da Copa Nike da categoria. Pelo Paulista foram 15 gols em 18 jogos, enquanto pela Copa Nike foram 2 gols em 4 jogos, escolhido como o melhor da partida duas vezes.
Em 2022, atuou em 8 jogos com um gol no Brasileiro e teve 8 gols em 19 partidas pelo Paulista, além de torneios não oficiais, Mas depois veio a sequência de lesões na reta final da temporada. Nas semifinais do Brasileiro, onde o Santos parou no Grêmio, não ficou nem no banco nos duelos no fim de outubro.
Já nas semis do estadual, na qual o Peixe foi eliminado para o Palmeiras, começou como reserva do primeiro jogo e foi titular na volta, mas saiu no intervalo. Depois das primeiras lesões, ele havia retornado no começo de 2023 na FAM Cup e em abril para atuar pelo estadual, mas voltou a sentir a posterior da coxa.
Em 2023, teve apenas cinco jogos e um gol pelo Paulista Sub-17 e entrou em uma partida do Brasileiro Sub-17. O Santos informou uma sequência de lesões musculares na posterior da coxa direita. Já o DIÁRIO ouviu que o garoto teve apenas desconforto muscular e precisava utilizar um aparelho isocinético que tem apenas no profissional.
Tem muito potencial, o Santos não pode perder, Orlando Ribeiro aproveitou ele muito mal no sub 20.
Meia muito bom de bola!! merece ter o contrato renovado…
Se fosse verdade que o moleque é disputado a tapa… Infelizmente, não tem condição para vingar no profissional. A altura diminuta interrompeu o sonho do moleque. Perde todas as divididas com meninos de 17 anos, imagina entre os grandões. Com seu tamanho, só se fosse Messi, e não é Messi.
Recebeu várias sondagens!! Papo dos agentes do quase anao.
Sempre assim,não vingou para o futebol,contrato terminando e vem com este papo furado.
Pode escolher a profissão de pintor de rodapé.
Mais um ” crack ” da base que não vai vingar estilo tantos outros …
Hora de uma reavaliação inteira na base do clube , nas convocações para as seleções do base , estão sendo poucos ou quase nenhum vindo do Santos , algo está errado !
Maradona – 1,65 m, Soteldo – 1,60 m, Romário – 1,67 m, Roberto Carlos – 1,68 m, Madson – 1,60 m,
O Estevão (Palmeiras) não foi aceito no Santos pq acharam muito franzino.
O preconceito é uma tolice.
Preconceito é uma tolice – perfeito
outro raio que queimou…virou um relampagozinho….
Jogador com pouca estatura e força física , diferente do Nadson que é forte .
Não vai vingar
Esse e’ um problema cronico!!!
O moleque faz um gol bonito e os entendidos ja’ comecam a chamar de novo Messi, novo Robinho, novo Neymar,…,,
Tem que deixar os moleques jogarem e depois de varios jogos em diferentes situações poderão dizer alguma coisa
Os moleques realmente diferenciados decidem um jogo atras do outro… brilham mesmo jogando categoria acima, se destacam em vários fundamentos…fora disso …sao potencias jogadores medianos ou bonzinhos
O Santos contrata e renova com tantos jogadores ruins que acho que ele merece renovar (só nãp vai renovar por 5 anos !!!!)
O que mais escutamos nos sub-20 é jogador machucado e utilizado fora da posição.
Cade o Bernardo ????? Machucado ????
O Santos já renovou contratos de jogadores que a torcida não queria ver nem pintado a ouro!!! Foram os casos do Vinicius Balieiro, Luiz Felipe, Andrey Quintino e outros!!! Contrata jogadores medianos pagando 4,5 milhões de euros!!! Traz jogadores de outros países sem condições técnicas e físicas!!! Se renovar por mais uns 2 ou 3 anos o contrato do bom jogador Matheus Lima, para dar e ele um tempo maior para se provar, não é uma besteira maior das que foram citadas!!! Mas tem que tirar ele do DM e da fisioterapia da base!!! Se continuar se tratando lá na base, ele não vai jogar tão logo assim como o Bernardo!!!
Quando o Miguelito foi “rebaixado” para o Sub 20, o professor Orlando Ribeiro colocou o Matheus Lima para jogar de ponta direita, de modo que o baixinho foi prejudicado. Depois de algumas partidas apagdas atuando como ponta o jogador foi esquecido e nem era opção de banco (talvez tenha reclamado). Por causa do trabalho do Orlando Ribeiro, Marcelo Fernandes, Rodrigao, Leo Bastis ficamos sem saber como e o desempenho do meia Matheus Lima jogando com gente grande (Sub 20).. Outro que tambem foi esquecido e o tambem baixinho Lucas Yan, que teve contrato renovado recentemente no pacote da familia Basile.
Vai dar em nada não…. abandona, além da perninha curta tem físico ruim
Faltou colocar o Batatinha, Capitão do time campeão da Copinha. Parou de jogar aos 23 anos por absoluta falta de altura. Agora, usar os exemplos de Maradona, Romário, Estêvão e outros você estava treinando para humorista maluco, não?