Marinho Peres foi zagueiro do Santos na década de 70 (Foto: Divulgação)

O ex-zagueiro Mário Peres Ulibarri, conhecido como Marinho Peres, um dos principais jogadores da história do futebol brasileiro, faleceu na noite desta segunda-feira (18), aos 76 anos. A notícia foi divulgada por um sobrinho dele nas redes sociais. As causas do óbito não foram informadas, assim como os detalhes sobre o funeral e enterro.

Marinho Peres sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em julho de 2019, quando estava internado em um hospital de Sorocaba, e desde então sua saúde estava debilitada. Recentemente, ele foi hospitalizado novamente.

Como jogador, Marinho Peres foi revelado pelo São Bento e teve passagens por Portuguesa, Santos, Barcelona, Internacional, Palmeiras, América-RJ e Galícia. Ele foi um dos líderes da defesa do Peixe na década de 1970, conquistando o Campeonato Paulista 1973. Além disso, representou a seleção brasileira no Mundial de 1974.

No Santos, Marinho Peres disputou 74 jogos e contribuiu com cinco gols. Era um zagueiro técnico, seguro e com espírito de liderança, sendo o quarto capitão do Santos na Seleção Brasileira em Copas do Mundo, seguindo os passos de Mauro Ramos (1962), Orlando Peçanha (1966) e Carlos Alberto Torres (1970). Suas excelentes atuações o levaram ao Barcelona, décadas antes de Giovanni e Neymar. Além disso, ele também teve uma passagem como técnico do Santos em 1988 e 1989, com um registro de 20 jogos, nove vitórias, cinco empates e seis derrotas.

Leia também: