Neymar segue evoluindo e fica próximo de retorno (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

Mesmo em um dia de descanso geral do elenco do Santos, Neymar esteve no CT Rei Pelé nesta segunda-feira para seguir o processo de recuperação da lesão na coxa direita. O atacante passou por uma bateria de avaliações físicas, fisiológicas e musculares ao longo da manhã, e os resultados foram considerados positivos pela comissão técnica e pelo departamento médico.

O camisa 10 realizou testes específicos de força e impulsão, incluindo exercícios em plataforma que mede o equilíbrio muscular entre as pernas e o tempo de resposta no contato com o solo. As atividades fazem parte da etapa final antes do início da transição ao campo, penúltimo passo antes do retorno aos treinos com o restante do grupo comandado por Juan Pablo Vojvoda.

Neymar também trabalhou diretamente com fisioterapeutas e preparadores, seguindo o planejamento estabelecido desde o início da sua recuperação. A rotina tem sido mantida mesmo em dias de folga coletivos, algo visto internamente como um sinal de comprometimento do jogador com o processo.

No treino na tarde desta terça-feira (28), pela primeira desde a lesão, Neymar calçou chuteiras e realizou exercícios com bola. O foco da atividade foi a retomada da força, equilíbrio e coordenação, além de movimentos controlados para readaptação ao gramado.

Neymar volta a treinar com bola no campo (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

A projeção atual no clube é que Neymar inicie a transição física nos próximos dias, caso a evolução permaneça estável. Só depois disso é que ele será liberado para participar de atividades com bola em campo e, posteriormente, treinamentos integrais com o elenco.

O Santos evita cravar a data exata do retorno, mas há otimismo de que o atacante possa ter minutos diante do Flamengo, no dia 9 de novembro, no Maracanã, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Caso haja necessidade de um período maior de adaptação, o plano alternativo é sua utilização no duelo contra o Palmeiras, no dia 15, também na Vila Belmiro, por partida adiada do primeiro turno.

Inicialmente, o clube trabalhava com a possibilidade de contar com Neymar já no confronto contra o Fortaleza, marcado para esta sexta (1º). Porém, como o atleta ainda não iniciou os trabalhos no gramado, a ideia foi descartada. Contra o Palmeiras, pela rodada 32, no dia 6, no Allianz Parque, o Santos também deve manter cautela pela questão do gramado sintético, mesmo que Neymar já esteja liberado clinicamente até lá.

Desde seu retorno, Neymar soma 23 jogos, sete gols e quatro assistências. O contrato dele com o Santos é válido até 31 de dezembro de 2025.