Schmidt e Basso terminaram a temporada como titulares do Santos na Série B (Crédito: Divulgação)

Os jogadores do Santos João Schmidt e João Basso são os convidados do Resenha ESPN, que será transmitido hoje, às 21h. Durante a participação no programa, os atletas falaram sobre a conquista da Série B de 2024 e as expectativas para o retorno do clube à elite do futebol brasileiro na próxima temporada.

Após o rebaixamento em 2023, o Santos deu a volta por cima e conquistou pela primeira vez o título da Série B, marcando um momento histórico para o clube. Com o retorno à Série A garantido para 2025, o time agora planeja se consolidar na primeira divisão e evitar novos tropeços.

João Basso, que esteve em 2023 durante o rebaixamento, destacou as expectativas criadas após o rebaixamento: “O ano passado, quando o Santos caiu, o primeiro pensamento de todo mundo foi o quê? ‘É o clube que tem que subir e tem que ser campeão. Acabou, não tem outra história’. Depois houve aquela reformulação, haviam dúvidas.”

Já João Schmidt ressaltou a resiliência do elenco em meio às cobranças: “Acho que ninguém que veio pro Santos esse ano achou que não ia encarar isso (pressão). Estivemos no momento mais difícil da história do clube. Ninguém pensou que seria fácil. Então, por mais que houve muita cobrança e um clima hostil às vezes, soubemos lidar bem. Também entendemos o sentimento do torcedor, que é muito emocional.”

João Basso, de 27 anos, foi contratado pelo Santos em agosto de 2023, após passagens por clubes de Portugal e pelo Paraná. Esse ano, depois de um empréstimo ao Estoril, de Portugal, o zagueiro retornou ao clube em meados de 2024 e passou a ganhar espaço com o técnico Fábio Carille durante a campanha da Série B, terminando a competição como titular.

João Schmidt, de 31 anos, foi titular absoluto do Peixe em 2024. Apesar das dúvidas iniciais sobre sua contratação e da possibilidade de ser reserva no início do ano, o volante se consolidou como uma das peças-chave do elenco. Além do título da Série B, Schmidt foi importante na campanha que levou o Santos à final do Campeonato Paulista. Schmidt, que tem contrato até o fim de 2025, retornou ao Brasil após uma passagem vitoriosa pelo futebol japonês.