Orlando Ribeiro fez sua estreia no profissional (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos foi derrotado para o Palmeiras neste domingo, por 1 a 0, em duelo válido pelo Campeonato Brasileiro. O duelo marcou a estreia do técnico Orlando Ribeiro no futebol profissional de um clube.

O treinador, porém, evitou comentar sobre a possibilidade de ser efetivado no comando. O Santos procurou Sebastián Beccacece, para ser o novo treinador, mas acabou não dando certo. Vanderlei Luxembrugo também foi cogitado. O Comitê de Gestão do Peixe, porém, recusou.

“Nós somos chamados para ser interino, então temos que trabalhar a cada dia, sem se preocupar em ser efetivado ou não. Interino e vamos trabalhar desta maneira”, disse Orlando Ribeiro.

Embora seja sua estreia, o currículo de Orlando no futebol é longo. Seu trabalho mais marcante nas categorias de base foi pelo São Paulo, clube no qual esteve por 11 anos com passagens pelo comando técnico das categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20.

Pelo Sub-20 no São Paulo foi Campeão da Copinha 2019, inclusive comandou o meia Ed Carlos atualmente no Santos. Além do vice-campeonato da Copa Ipiranga RS 2018, conquistou Super Copa e a Copa do Brasil nos anos de 2018. No Sub-17 conquistou a FAM Cup, em 2018, Fam Cup, Copa Belo Horizonte em 2017, Campeonato Paulista 2016 e Copa Belo Horizonte em 2016 e Campeonato Paulista em 2015.

Depois de onze anos no São Paulo, o treinador passou os últimos sete meses do ano passado no Sub-17 Palmeiras. No rival, conquistou a Fam Cup e venceu o Santos na edição, foi vice-campeão do Paulista e ficou em terceiro na Copa do Brasil. Foram 34 jogos com 27 vitórias, 3 empates e 4 derrotas.

No Peixe, o treinador está no comando do Sub-20 desde o início do ano. Pela categoria soma 29 jogos com 20 vitórias, 2 empates e 7 derrotas, com 76 gols marcados e 28 gols sofridos.