João Paulo tem futuro incerto no Santos (Crédito: Renato Pizutto/Ag. Paulistão)

As atuações do goleiro João Paulo e do lateral-esquerdo Felipe Jonatan na segunda final do Campeonato Paulista de 2024 diante do Palmeiras reacenderam a discussão sobre a situação de ambos e o futuro deles no Santos.

O Palmeiras fez o primeiro gol em um pênalti surgido após uma indecisão entre o lateral e o goleiro. O atacante Endrick ganhou espaço entre os dois e caiu na área após choque com João Paulo. O árbitro Raphael Claus nada marcou pênalti no momento, mas foi chamado pelo árbitro de vídeo, Rodrigo Guarizzo do Amaral, para rever o lance e mudou de posição.

Depois de viver boa fase em anos anteriores, João Paulo começou a sofrer com críticas mais fortes na reta final do Campeonato Brasileiro do ano passado. Ao final da temporada, o Santos foi ao mercado para buscar um goleiro para assunir a condição de titular e tentou negociar João Paulo, mas não conseguiu concretizar nem a saída e nem a chegada.

O Peixe procurou Rafael Cabral, Marcelo Grohe, Tadeu, entre outros, mas só conseguiu acertar com Gabriel Brazão em fevereiro. O jogador, no entanto, não joga há quase dois anos e ainda não se mostrou uma sombra para o titular. Por isso, o Santos deve ir novamente ao mercado em busca de um novo goleiro para a Série B.

Já Felipe Jonatan sofre com as críticas dos torcedores há tempos. Depois de se recuperar de uma cirurgia do joelho realizada no ano passado, o jogador começou mal a temporada e perdeu espaço até para Kevsyon, que sofreu uma lesão, e Hayner, que atuou improvisado na função em alguns jogos, mas recuperou a posição com a suspensão de Hayner na semifinal contra o Red Bull Bragantino e teve boa atuação.

O jogador tem contrato com o Santos até 28 de fevereiro de 2025, já recusou uma proposta de renovação feita pelo clube e poderá assinar um pré-contrato com outro clube a partir de agosto.

Leia também: