Alteração teria que constar no novo Estatuto para ser legal (Crédito: Reprodução/Santos FC)

O presidente José Carlos Peres quer homenagear o Rei Pelé fazendo uma adição ao escudo do Santos: uma coroa negra. O projeto já foi enviado ao Conselho Deliberativo do clube que o repassou à Comissão de Estatuto, que rejeitou a mudança com base no regimento.

A primeira ideia era colocar a coroa negra acima do escudo e mudar as duas estrelas douradas, que representam os dois títulos mundiais conquistados pelo Peixe, em 1962 e 1963, para baixo do emblema. No entanto, o Estatuto santista não permite tal alteração.

“Estamos com uma alteração estatutária para deixar o presidente com um pouco mais de liberdade para trabalhar, pois o clube é engessado pelo Comitê de Gestão. Hoje falta a homenagem ao Pelé. Fizemos proposta ao Conselho de ter uma coroa negra eternizando o Pelé. A coroa do Rei. Vai fazer parte do escudo do Santos. Somos o único clube em que o Rei jogou”, disse o presidente José Carlos Peres em entrevista ao canal por assinatura Band Sports.

O novo Estatuto santista já passou pela fase de “confecção” e realmente propõe alterações principalmente no Comitê de Gestão, como o Diário do Peixe adiantou, mas por enquanto a cláusula que rege o escudo santista não foi mudada. O documento ainda pode ser alterado e precisa de aprovação do Conselho Deliberativo para entrar em vigor.