Trio de ex-jogadores do Santos está fora dos planos do Grêmio (Crédito: Santos FC/Divulgação)

O torcedor do Santos costuma dizer que praga de santista pega. No Grêmio, três ex-jogadores do Peixe começam a comprovar a lenda. O goleiro Vanderlei, o zagueiro David Braz e o lateral-direito Victor Ferraz estão fora dos planos do clube para a temporada.

O zagueiro foi para a equipe gaúcha em maio de 2019. O Peixe pagou R$ 4 milhões pelo atacante Marinho em troca definitiva pelo Braz, que estava emprestado para o Sivasspor (Turquia). Marinho era reserva no Grêmio e só havia atuado em 12 partidas e marcado 4 gols. No Santos, virou o Rei da América enquanto David Braz, que era reserva de Geromel e Kannemann, perdeu espaço no clube.

No final de 2019, o Santos levou vantagem em mais uma troca. Victor Ferraz foi para Porto Alegre e Madson chegou na Baixada Santista. Lateral com mais gols no Campeonato Brasileiro de 2019, ele se mostrou polivalente na equipe atuando até como zagueiro e ponta-direita. Ele marcou 5 gols pela camisa santista na última temporada. No Grêmio, Victor Ferraz disputou a posição de titular com Orejuela, mas no começo deste ano perdeu a posição para um garoto da base (Vanderson) e, nesta segunda, o Grêmio anunciou a contratação de Rafinha, ex-Flamengo.

A saída mais recente foi do goleiro Vanderlei. Ele perdeu espaço com a chegada do técnico Jorge Sampaoli, que gostava de goleiro que atuava bem com os pés, e foi vendido ao Grêmio por R$ 3 milhões. No Grêmio, não convenceu e ficou na reserva de Paulo Victor na final da Copa do Brasil. Atualmente, o titular no gol é outro garoto, Brenno.