Vila Belmiro deve ser derrubada para a construção da Nova Arena (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

A Prefeitura de Santos abriu uma consulta pública para contribuir com o estudo de impacto da vizinhança da Nova Arena na Vila Belmiro. É um prodecimento burocrático para que encaminhe para a aprovação das obras. Um e-mail será destinado para receber documentos sobre a situação até o dia 13 de março.

“AQUI SUA OPINIÃO IMPORTA! Já está disponível para consulta e contribuições da sociedade o Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança (EIV) da empresa WTorre, responsável pelo projeto da nova Arena do Santos Futebol Clube. O documento é um instrumento de planejamento para que o Município conceda a autorização para a realização do empreendimento. Atividades que possam colocar em risco a população e que possam causar danos à organização urbana ou ao meio ambiente exigem este tipo de documento. A consulta pública pode ser acessada no link da bio ou na Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, localizada na Rua Dom Pedro II, 25, 6º andar. Você pode dar sua contribuição ao EIV até 13 de março pelo e-mail [email protected]. Após este processo, a Comissão Municipal de Análise de Impacto e Vizinhança (Comaiv) estará apta a concluir a análise do documento”, publicou a Prefeitura no Instagram.

Leia também: Teixeira vê negociação com Thiago Maia difícil e afirma que não vai mudar condições do Santos

Em novembro, o Peixe divulgou uma nota atualizando sobre o processo da construção da Nova Arena em parceria com a WTorre revelando atraso e cobrando documentos da empresa imobiliária. Ainda em outubro do ano passado, o presidente Marcelo Teixeira realizou uma coletiva apresentando as etapas do projeto para a realização das obras na Vila.

“Conforme divulgado em coletiva realizada no dia 2 de outubro de 2024 e com base nas tratativas com a WTorre, a expectativa era finalizar os ajustes contratuais neste mês de novembro, para viabilizar o início da campanha e divulgação das pré-vendas até o final do ano. Entretanto, algumas informações técnicas e financeiras importantes estão pendentes, impedindo a finalização dos trabalhos e assinatura dos documentos. O Santos Futebol Clube espera que os assuntos sejam esclarecidos com brevidade, para que os ajustes finais sejam concluídos e o cronograma de início das pré-vendas de viabilidade na nova Arena seja iniciado no menor prazo possível”, publicou o clube em nota.

A primeira etapa é a assinatura entre o Peixe e a construtora, mas o dirigente afirmou que aguardaria o prazo de dois meses para que os escritórios concluam a documentação na coletiva. A ideia era já iniciar as vendas de cadeiras e camarotes neste mês de dezembro. Os preços e os locais dos espaços a serem adquiridos na Nova Vila ainda serão divulgados pelo próprio Alvinegro.

Para iniciar as obras, o Santos e WTorre aguardam a conclusão das obras do Mercado Livre Arena Pacaembu. O clube apenas acompanha a situação do palco da capital e já existe o documento assinado entre a gestão santista e a Allegra Pacaembu que o estádio será a ‘casa’ do Peixe em São Paulo.

Por fim, sem prazo para inícios e pendente do Pacaembu, o dirigente afirmou que a previsão da duração da obra da Nova Arena a partir no momento da construção até a conclusão deve ser de dois anos e meio a três anos. Veja mais detalhes AQUI.