As renovações dos zagueiros João Ananias e João Alencar, além do atacante Rodrigo Cezar, do Sub-20 do Santos, foram regularizadas no BID na quinta-feira (19). Ambos os defensores tinham vínculo até agosto de 2026 e, agora, fica, válidos para novembro de 2027. Já o jogador de frente tinha contrato até setembro de 2025 e vai até janeiro de 2027.
O departamento de futebol de base intituiu uma ‘máxima’ com contratações e renovações. Diante de contratos longos e de atletas que ficam de fora dos planos do profissional, a ideia é que os contratos sejam válidos até o último momento dos Meninos da Vila na base. Depois, a decisão passa a ser do Departamento principal.
Leia também: Santos empresta o volante João Victor Balão ao Sampaio Corrêa
HISTÓRICO ANANIAS
Ananias é natural de Mauá (SP) e iniciou em uma Escolinha do Santos na cidade natal. Passou por algumas Escolinhas em Mauá até chegar no Ribeirão Pires (futsal) com 8 anos e pelo Santo André (futsal) com 9 anos antes da chegada na Vila. No Sub-11 atuou como lateral-esquerdo e nos campeonatos de 9 jogadores enquanto nas categorias de 11 jogadores já atuava como zagueiro.
No tempo livre, busca o aprofundamento no entendimento do próprio jogo, no contexto coletivo da categoria e os próximos rivais pela frente, atividade que realiza em conjunto à Ginga Pro, empresa de consultoria tática individual que passa esses aspectos, de forma didática. Além disso, cursa Inglês com Gilson para preparar e acelerar o desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional.
Tem como inspiração Neymar e, dentro da posição, curtia assistir ao Sérgio Ramos e Van Dijk. Atualmente, se espelha em jogadores com características similares, mas vê muitos lances do Robert Renan, Lucas Beraldo e Kaiky, que também é um Menino da Vila.
HISTÓRICO ALENCAR
Alencar é natural de Belo Horizonte (MG) e iniciou sua formação em uma Escolinha aos 4 anos, mas a quadra fechou e foi matriculado pela família em uma Escolinha da franquia do América-MG. Ele atuou em um jogo do Sub-10, com apenas 7 anos, e o técnico do Cruzeiro levou o garoto para a Escolinha cruzeirense.
Lá foi campeão da GoCup pelo em 2016 e vice-campeão no ano seguinte quando já estava sendo monitorado pelo Santos. Ele atuava também como volante na época. Alencar chegou no Peixe em setembro de 2017 captado para o campo pela comissão técnica de Leandro Macagnam, assistente Bruno Silva e superior Paulo Robson na ocasião. Também atuou pelo futsal, o que acontece muito na formação dos garotos no clube.
Lapidado pelo Alvinegro desde então, se firmou na zaga e na titularidade. Em novembro de 2022 sendo foi campeão pela Paulista Cup Sub-16 e ano passado sendo campeão pela Copa Brasileirinho Sub-16. Apesar da inspiração no Tiago Silva, tem os Meninos da Vila, Jair e Kayky como espelho.
HISTÓRICO RODRIGO CEZAR
Natural de Presidente Venceslau (SP), Rodrigo chegou ao Santos em 2017 depois de se destacar na disputa de um torneio no interior do estado. O pai do ex-volante santista Renatinho observou o garoto no campeonato e levou para fazer o teste no Peixe, em que foi aprovado.
Na mesma época, tinha propostas de São Paulo e do Palmeiras, mas decidiu vir ao Alvinegro por ser fão do craque Neymar e pela ascensão do atacante Rodrygo.
Em janeiro, o Peixe ia negociar o Menino da Vila com o Grêmio e a situação ‘melou’ após repercussão ruim. Diante da exposição, o garoto oscilou e existiu uma disputa entre a família e o Departamento de Futebol de base entre ele ser trabalho como ponta ou como centroavante. No entanto, o atacante retomou o espaço no Sub-20 e inclusive foi inscrito para a disputa da Copinha.
Nesta temporada, somou um jogo pela Copa São Paulo, 10 gols em 17 partidas pelo Paulista Sub-20, um gol em 11 duelos pelo Brasileiro Sub-20 e um gol em 6 confrontos pelo Brasileiro de Aspirantes. O garoto também acumula convocações para a Seleção de base. Ano passado, representantes de clubes da Espanha vieram ao Brasil para observar o garoto.
Espero que não sejam mais duas enganações
Ananias e Alencar precisam melhorar muito se quiserem prosseguir na carreira. A base do Santos FC carece de bons zagueiros.
É isso aí , se não for extra classe, chega de contratos de cinco anos , a maioria desses garotos , com recebem contratos longos , deixam de evoluir e ficam sentados nos contratos, com contratos mais curtos , vão ter que mostrar futebol para poder continuar no Santos
3 boas revelaçoes do Santos.