Saiba o que o Santos precisa para terminar com a melhor campanha da primeira fase do Paulistão

Equipe do Santos briga por liderança geral na última rodada do Paulistão (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

Neste sábado (9), teremos os primeiros jogos da última rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista. Com Santos e Palmeiras disputando a liderança geral da competição, ambos enfrentarão a Inter de Limeira e o Botafogo, respectivamente, às 18h.

Atualmente, o Santos é o segundo colocado com 22 pontos e sete vitórias, mesma quantidade do Palmeiras, que possui 25 pontos devido a três empates e invencibilidade no estadual.

Para o Peixe alcançar a liderança, precisa vencer a Inter de Limeira na Vila Belmiro e torcer para uma vitória do Botafogo sobre o Palmeiras, que jogará em casa na Arena Barueri. Com isso, o Peixe empataria em pontos com o rival, mas teria a vantagem no primeiro critério de desempate que é vitórias (8×7).

Para isso ocorrer, o time de Ribeirão Preto deve quebrar um tabu que já perdura por três edições, pois o Alviverde não é derrotado na fase de grupos do Paulistão desde 2021.

Se essa combinação de resultados ocorrer, o time da Vila Belmiro retomará a liderança geral da competição após uma década. Isso ocorreu apenas uma vez neste formato de grupos adotado pela FPF, em 2014.

Naquele ano, o Peixe acumulou 36 pontos, quando o torneio estadual ainda tinha 15 rodadas, três a mais que o modelo atual, pois cada grupo possuía cinco clubes, enquanto hoje são quatro.

Apesar da melhor campanha, o Santos não conquistou o título naquele ano. Após derrotar a Ponte Preta nas quartas de final e o Penapolense na semifinal, o Peixe enfrentou o Ituano na grande decisão. Após o empate em 1 a 1 no placar agregado, o time do interior venceu por 7 a 6 nos pênaltis e sagrou-se campeão no Pacaembu.

Leia também: