Diego Borges já chegou a ficar no banco do profissional do Santos (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O Santos acertou o empréstimo do zagueiro Diego Borges ao Amazonas até o fim da Série B do Campeonato Brasileiro. O defensor atuou pela última Copinha da carreira em janeiro e ‘estourou’ a idade para as categorias de fora. A ideia da comissão técnica de Pedro Caixinha é que o jogador possa ganhar minutagem para depois ficar à disposição do profissional.

Neste ano, foram quatro jogos pela Copa São Paulo. Ano passado, foi inscrito pelo Peixe na Lista A do Paulistão, mas não estreou com o técnico Fábio Carille. Pelo Sub-20, teve um gol em seis partidas pela Copinha, 13 duelos pelo Paulista, 2 gols em 10 confrontos pelo Brasileiro e outros sete jogos e um gol anotado pelo Brasileiro de Aspirantes.

Já no primeiro ano dele no Alvinegro, no ano retrasado, também no Sub-20, somou 11 partidas pelo estadual, três duelos pelo Brasileiro e um confronto pela Copa do Brasil da categoria. Ele tem contrato até o fim do ano que vem.

Leia também: Ídolo Eterno, Pepe comemora 90 anos com festa e espaço exclusivo no Memorial

HISTÓRICO

Nascido em 2004 e natural de Agudos (SP), Diego Borges tem 19 anos. O defensor foi contratado pelo Santos em fevereiro de 2023. Naquela ocasião, o jogador pertencia ao Falcon-SE e estava na mesma chave do Peixe na Copa São Paulo naquele ano. Apesar da equipe sergipana ter sido eliminada na primeira fase da competição, Diego foi titular nos três jogos disputados do time e chegou a marcar um golaço.

Diego Henrique Borges da Silva teve uma passagem pela Ferroviária em 2017. O jogador chegou a atuar pela Locomotiva no Paulista Sub-17, mas sofreu uma lesão durante a pandemia e acabou sendo liberado. Desde então, estava atuando pela base do Falcon. Com 1,92m, ele também foi titular absoluto no título do Campeonato Sergipano Sub-20 de 2022.

JOGADORES QUE ESTOURARAM IDADE PARA BASE

Enquanto isso, o Alvinegro segue tentando encontrar futuro para outros garotos, nascidos em 2004, que ‘estouraram’ a idade para atuar na base. Alguns já estão integrados ao elenco principal, outros tiveram a última oportunidade de ‘vitrine’ na disputa da Copa São Paulo e outros já não faziam mais parte dos planos do Peixe.

Kevyson, Hyan e Miguelito não foram inscritos na Copinha e já estão com a equipe do técnico Pedro Caixinha. João Fernandes é o único que jogou no torneio e está treinando com o profissional. André Klaus e Diego Borges atuaram na competição, mas o clube tenta encontrar empréstimos ou saída.

Já Matheus Matias e Enzo Monteiro jogaram Copinha e foi emprestado ao Auda (Letônia) até o fim da temporada para ganhar minutagem. Já Gabriel Miranda, que se recupera de lesão de LCA, se quer foi inscrito pelo Santos para a disputa da Copa São Paulo e já não vinha atuando pelo Sub-20. Peixe também rescindiu com Paulo César.

Leia também: Vladimir rescinde com o Santos em comum acordo

Veja a situação dos jogadores:

Goleiro

  • João Victor Fernandes (31/12/2025): Integrado ao profissional

Defensores

  • André Klaus (31/12/2025): Santos busca negócio ou saída
  • Diego Borges (31/12/2026): Emprestado ao Manaues
  • Matheus Matias (31/01/2026): Emprestado ao Figueirense

Lateral

  • Kevyson (31/12/2026): Integrado ao profissional

Meio-campistas

  • Hyan (31/12/2025): Integrado ao profissional
  • Miguelito (24/04/2027): Integrado ao profissional

Atacantes

  • Enzo Monteiro (29/05/2027): Empréstimo ao Auda (Letônia)
  • Gabriel Miranda (31/12/2025): Santos busca negócio ou saída (se recupera de LCA)