Santos e mais sete clubes se uniram à campanha da FPF contra a violência no futebol (Crédito: Divulgação)

O Santos e demais clubes classificados para as quartas de final do Campeonato Paulista se uniram à FPF (Federação Paulista de Futebol) na campanha de combate à intolerância e violência no futebol. Palmeiras, São Paulo, Red Bull Bragantino, Novorizontino, Ponte Preta, Inter de Limeira e Portuguesa também de juntaram.

A campanha surgiu a partir das recorrentes reuniões entre os departamentos de comunicação e marketing dos clubes e da FPF. Os clubes sinalizaram com preocupação a onda crescente de mensagens de ódio e ameaças nas redes sociais.

“Menos ódio, mais futebol” é o grito de alerta que representa a campanha, que prevê inserções especiais nas transmissões dos jogos, nas redes sociais dos clubes e da FPF, além de ações especiais nos jogos do mata-mata.

Muito além de uma ação de estímulo à paz no futebol, frequente em estádios desde os anos 1980, a campanha pretende combater principalmente os discursos de ódio não apenas entre torcidas, mas também em situações em que os atletas e seus parentes são alvos de suas próprias torcidas.

“O mote ‘Menos ódio, mais futebol’ resume bem o desejo dos clubes paulistas e da FPF. Nossa abordagem pretende mostrar que na torcida adversária há pessoas exatamente iguais a você, apaixonadas e fanáticas como você. Todos temos amigos e parentes que torcem por times rivais, e nem por isso despejamos ódio e ameaças contra eles. O futebol pede mais harmonia, leveza e união”, diz Bernardo Itri, vice-presidente de Comunicação e Marketing da Federação Paulista de Futebol.

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