
Ed Carlos deve atuar pelo Botafogo-PB (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)
O Santos encaminha um novo empréstimo do meia Ed Carlos. O jogador estava cedido ao Niki Volou, da Grécia, que teve a temporada encerrada em maio. Ed Carlos então retornou para o Brasil e estava treinando com um personal trainer, mas como o atleta está fora dos planos do Peixe, seu staff buscou por novas possibilidades e agora o jogador está perto do Botafogo da Paraíba.
Como o vínculo de Ed Carlos com o time grego encerraria no dia 30 de junho, a rescisão na reta final do contrato ocorreu para que o jogador pudesse buscar outra equipe. Apesar de ter perdido o ‘timing’ dessa janela, Ed Carlos já está treinando na Paraíba e deve fechar com o time do Botafogo até o fim da Série C. Com o Santos, o meia tem contrato até junho de 2026.
Na Europa desde setembro do ano passado, Ed Carlos somou 21 partidas e três assistências pela Super League 2. Ainda em 2024, foi emprestado ao Betim, chegou a ser camisa 10 da equipe e participou em três jogos na conquista do título do Módulo II do Campeonato Mineiro. Ele estava no ‘Grupo B’ entre os ‘afastados’ do clube e fora dos planos do Alvinegro antes de fazer parte da o acesso do time de Minas Gerais.
Quando retornou ao Peixe, voltou a ficar com futuro indefinido e treinar separado até a oportunidade da negociação para o time da Grécia. O atleta havia estourado a idade para atuar nas categorias de base e estava aguardando uma chance no profissional. Inclusive, chegou a disputar a Equality Cup, no Catar, e foi titular nos três jogos do Alvinegro com o técnico Orlando Ribeiro em fevereiro do ano passado.
Leia também: Suzane Pires relembra última ida das Sereias ao Mato Grosso e projeta decisão contra o Ação
HISTÓRICO ED CARLOS
Ed Carlos é natural de São Paulo (SP) e tem 24 anos. O garoto começou na base da Portuguesa, passou por São Caetano antes de chegar ao São Paulo, onde assumiu protagonismo no título da Copa São Paulo de 2019 com o ex-técnico do Sub-20 do Santos, Orlando Ribeiro. Ele chegou ao Peixe em 2021 para a categoria de base.
No ano seguinte, foi um dos destaques no vice da Copinha e promovido para o time principal. Estreou com o próprio Orlando Ribeiro, sendo interino do profissional, no final do ano e vinha ganhando chances antes de sofrer uma lesão no ombro. Desde da recuperação, ganhou alguns minutos no time principal até o afastamento e ficar de fora dos relacionados nos últimos meses.
Em 2023, foram sete jogos no profissional do Santos, sendo quatro pelo Brasileiro, dois pela Sul-Americana e um pela Copa do Brasil. No Brasileirão, entrou contra Cruzeiro, Vasco, América-MG e Bahia no primeiro turno. Na Sula, ganhou minutos contra Old Boys e Blooming. Na Copa do Brasil, atuou contra o Bahia.
Com o Orlando de interino, foram seis jogos pelo Brasileirão de 2022. Jogou diante Internacional, Atlético-MG, Juventude, Red Bull Bragantino, Corinthians e Flamengo.