Santos encerra atividade do Sub-15 feminino (Crédito: Reinaldo Campos)

O Santos decidiu encerrar as atividades da categoria Sub-15 das Sereinhas da Vila. Com a nova gestão, o Departamento de Futebol Feminino decidiu aproximar a base trazendo para Baixada Santista no início do ano. Antes, o Peixe tinha parceria com o projeto Meninas em Campo e as atletas treinaram na capital São Paulo.

Com o objetivo de aproximar o trabalho, integrar e trazer identificação, o Alvinegro trouxe toda a base feminina para a cidade de Santos. O Sub-20 está muito mais integrado com o profissional e tem facilitado no desenvolvimento das atletas. Foi criada o próprio Sub-15 de forma inédita. Porém, o clube não teve o Sub-17 por conta de capacidade estrutural.

Leia também: Santos e Goiás se livram de punição do STJD por confusão no Brasileiro de Aspirantes

O clube não teve espaço para alojar a categoria Sub-17. No caso do Sub-20, as jogadoras ficam alojadas enquanto as do Sub-15 os próprios pais e responsáveis levavam aos treinos. Sem o Sub-17, muitas das meninas pulariam do Sub-15 ao Sub-20, sem outro espaço de desenvolvimento.

Por ficar ‘sem transição’, a gestão das Sereias entendeu que é preciso reestruturar melhor e dar passos atrás. A ideia é reforçar o Sub-20 e dar uma estrutura melhor para a categoria que é prioridade por mais próximo do principal.  Depois, o clube pretende remontar um Sub-17 e posteriormente retornar com o Sub-15.

A ideia do planejamento é a longo prazo e não deve ser organizada no ano que vem. A expectatica é reformular melhor a base e recomeçar do zero para estruturar melhor visando oferecer melhores condições para a formação das equipes, do alojamento e toda estrutura que as Sereinhas precisem.

Neste ano, o Sub-20 disputou o Brasileirão (parou na primeira fase), o Paulista (eliminado na semifinal) e terá a disputa da Copinha nesta semana. Já o Sub-15 também jogou no estadual (ficou na primeira fase), Copa Nike (ficou em 7º lugar) e a Paulista Cup (eliminadas nas quartas de final).