O Santos decidiu encerrar as atividades da categoria Sub-15 das Sereinhas da Vila. Com a nova gestão, o Departamento de Futebol Feminino decidiu aproximar a base trazendo para Baixada Santista no início do ano. Antes, o Peixe tinha parceria com o projeto Meninas em Campo e as atletas treinaram na capital São Paulo.
Com o objetivo de aproximar o trabalho, integrar e trazer identificação, o Alvinegro trouxe toda a base feminina para a cidade de Santos. O Sub-20 está muito mais integrado com o profissional e tem facilitado no desenvolvimento das atletas. Foi criada o próprio Sub-15 de forma inédita. Porém, o clube não teve o Sub-17 por conta de capacidade estrutural.
Leia também: Santos e Goiás se livram de punição do STJD por confusão no Brasileiro de Aspirantes
O clube não teve espaço para alojar a categoria Sub-17. No caso do Sub-20, as jogadoras ficam alojadas enquanto as do Sub-15 os próprios pais e responsáveis levavam aos treinos. Sem o Sub-17, muitas das meninas pulariam do Sub-15 ao Sub-20, sem outro espaço de desenvolvimento.
Por ficar ‘sem transição’, a gestão das Sereias entendeu que é preciso reestruturar melhor e dar passos atrás. A ideia é reforçar o Sub-20 e dar uma estrutura melhor para a categoria que é prioridade por mais próximo do principal. Depois, o clube pretende remontar um Sub-17 e posteriormente retornar com o Sub-15.
A ideia do planejamento é a longo prazo e não deve ser organizada no ano que vem. A expectatica é reformular melhor a base e recomeçar do zero para estruturar melhor visando oferecer melhores condições para a formação das equipes, do alojamento e toda estrutura que as Sereinhas precisem.
Neste ano, o Sub-20 disputou o Brasileirão (parou na primeira fase), o Paulista (eliminado na semifinal) e terá a disputa da Copinha nesta semana. Já o Sub-15 também jogou no estadual (ficou na primeira fase), Copa Nike (ficou em 7º lugar) e a Paulista Cup (eliminadas nas quartas de final).
Nada contra o futebol feminino… mas, sinceramente, eu não vejo razão para ter despesas com categorias de base feminina no Santos!!! Primeiro porque não há retorno!!! Se uma menina com 15 anos se destacar como uma craque da bola, não vai para o sub-20!!! Já vai para a categoria adulta (no Santos não se pode falar em categoria profissional pois o futebol feminino ainda é amador tanto na prática do futebol quanto na administração)!!! Indo para a categoria adulta, dificilmente a menina terá oportunidades pois as veteranas, mesmo não sendo jogadoras de ponta, dificilmente ficarão na reserva desta menina!!! Agora, supondo que realmente esta menina exploda como uma grande craque, em poucos anos, esta menina vai para um clube melhor estruturado como o curintia ou porquinho ou qualquer outro clube que pague 100,00 a mais sem que o Santos receba nem mesmo um pequeno valor!!! Ou seja, o Santos vai gastar com alojamentos e outras despesas para revelar jogadoras para os adversários!!! E a coisa pode ser pior pois eu não sei onde estas meninas treinam!!! Se for no CT Meninos da Vila, que já está em situação precária e totalmente obsoleto, está tirando o pouco espaço que os meninos tem!!!
A gestão do Santos é muito amadora!
São Paulo e Ferroviária já tem a base do 14 ao 20. Inclusive com atletas já na seleção brasileira de base.
Precisamos de um projeto sério para as Sereias da Vila
No elenco haviam atletas talentosas que provavelmente estarão atuando em clubes rivais futuramente
O Santos FC é só faixada! Um clube horrível sob o ponto de vista administrativo, eu daria mesmo medonho! É um pecado fazer isso com o sonho das meninas! Eles gastam fortunas com um bando de jogadores mequetrefes!