Santos perdeu para o Vitória por 1 a 0 na Vila Belmiro (Crédito: Raul Baretta/SantosFC)

Em mais uma atuação muito ruim, o Santos foi derrotado pelo Vitória por 1 a 0 na noite desta segunda-feira, na Vila Belmiro, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2025. O único gol do jogo foi marcado pelo meia Matheuzinho em cobrança de pênalti aos 40 minutos do primeiro tempo.

Como resultado, o Peixe segue na 16ª colocação, a primeira fora da zona de rebaixamento, mas agora tem a mesma pontuação do próprio Vitória (31 pontos). Na próxima rodada, domingo, a equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda enfrenta o Botafogo, no Rio de Janeiro.

O jogo

O Santos teve um pênalti marcado logo com um minuto de jogo. Lautaro Diáz recebeu na área cercado de defensores, tentou o chute e caiu. O árbitro Rafael Rodrigo Klein marcou pênalti, mas foi chamado pelo árbitro de vídeo, Emerson de Almeida Ferreira, e voltou atrás na decisão por entender que o atacante santista chutou o chão.

Depois do lance inicial, o time comandado por Juan Pablo Vojvoda passou a ter muita dificuldade de criação. As chances da equipe saíram em chutes de Guilherme, aos 13, e Zé Rafael, aos 16.

Aos poucos, o Vitória começou a sair mais para o jogo e levar perigo. Aos 37 minutos, após cruzamento da direita, Gabriel Brazão saiu do gol de forma imprudente e se chocou com Renzo Lopes. Rafael Rodrigo Klein não marcou falta, mas novamente foi chamado pelo VAR e mudou a decisão. Matheuzinho cobrou o pênalti e fez o gol do Vitória.

O Santos voltou para o segundo tempo com Souza na vaga de Escobar e na base da pressão. Aos 14 minutos, Zé Rafael roubou bola no meio-campo, puxou contra-ataque e deu bom passe para Barreal, mas o jogador chutou mal e a bola saiu à esquerda do gol de Lucas Arcanjo. Aos 24, Rollheiser chutou de fora da área e Lucas Arcanjo defendeu.

Mesmo com as diversas mudanças de Juan Pablo Vojvoda, o Santos não conseguiu se acertar no ataque e levar grande perigo ao gol de Lucas Arcanjo. O Vitória, por sua vez, quase fez o segundo aos 40 minutos. Em contra-ataque, Osvaldo tocou para Lucas Braga, que bateu de primeira e acertou a trave de Lucas Arcanjo.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 0 X 1 VITÓRIA

Competição: Campeonato Brasileiro (29ª rodada)
Data e hora: 20 de outubro de 2025, às 21h30 (horário de Brasília)
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: Maira Mastella Moreira (RS) e Gizeli Casaril (SC)
Quarto árbitro: Antonio Dib Moraes de Sousa (PI)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)

Gols: Matheuzinho, aos 40’/1ºT (0-1)
Cartões amarelos: Escobar e Zé Rafael (SAN) e Edu, Willian Oliveira, Cáceres e Renzo López (VIT)

SANTOS: Gabriel Brazão; Igor Vinicius, Adonis Frías, Luan Peres e Escobar (Souza, no intervalo); Willian Arão (Victor Hugo, aos 23’/2ºT), Zé Rafael (Gabriel Bontempo, aos 40’/2ºT), Barreal (Robinho Jr, aos 23’/2ºT) e Rollheiser; Guilherme (Tiquinho Soares, aos 32’/2ºT) e Lautaro Díaz. Técnico: Juan Pablo Vojvoda

VITÓRIA: Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres, Edu (Neris, no intervalo), Lucas Halter, Zé Marcos e Ramon; Gabriel Baralhas (Willian Oliveira, aos 18’/2ºT) e Ronald; Matheuzinho (Lucas Braga, aos 18’/2ºT), Aitor Cantalapiedra (Osvaldo, aos 29’/2ºT) e Renzo López (Carlinhos, aos 32’/2ºT). Técnico: Jair Ventura