Gustavo Casanova e Lucca Piacesi foram liberados pelo Santos (Crédito: Reprodução)

O Santos liberou o goleiro Gustavo Casanova e o meia-atacante Lucca Piacesi. A decisão de saída dos garotos foi publicada no BID (Boletim Informativo Diário da CBF) nesta segunda-feira (30). Ambos tem cidadania italiana, o arqueiro tinha contrato até o fim deste ano enquanto o meio-campista até julho de 2026.

Nas redes sociais, Casanova se despediu do clube. Ainda pequeno, teve passagem no Botafogo-SP antes de vir ao Alvinegro em 2016. Ele ficou quase nove anos nas categorias de base do clube, mas perdeu espaços na última temporada.

“Obrigado, Santos Futebol Clube! 🤍🖤 Em comum acordo com a diretoria, e por minha decisão, deixo essa instituição gigantesca e sigo em busca de novos desafios. Deixo o clube na minha 8ª temporada, quase metade da minha vida se dedicando ao máximo a esse clube, foram mais de 100 partidas jogando e podendo vestir essa camisa tão pesada. Só tenho a agradecer a Deus por todas amizades construídas aqui dentro que levarei para a vida toda, agradecer minha família e meu empresário por todo apoio sempre e agradecer também a todos profissionais e funcionários que de alguma maneira me ensinaram, ajudaram ou incentivaram a me tornar um atleta e uma pessoa melhor. Sou muito grato, Deus abençoe a todos e estarei na torcida sempre. Orgulho de ter sido um Menino da Vila. Muito obrigado!”, publicou no Instagram.

Já Lucca era reforço recente da base santista. Ele assinou com o Santos em setembro do ano passado. Natural do Rio de Janeiro, ele é meia-atacante armador, mas já atuou como ‘8’, segundo volante, de ‘5’, primeiro volante e de lateral esquerdo. Aos 5 anos, inscrito na peneira da Bradesco Futsal, foi federado e jogou futsal até os 12 anos.

Desde os 8 anos mesclou com o campo, ficando quatro anos entre as modalidades. Depois atuou no Sub-10 do Vasco, no Sub-11 do Boavista e no Sub-12 do Grêmio. Pela pandemia do Covid-19 na época, a equipe de Porto Alegre cortou a ajuda de custos e ele foi transferido para o Flamengo para jogar no Sub-13.

No time Rubro-Negro, teve uma fratura por stress que o tirou por 7 meses do campo. Pela pouca minutagem depois da volta aos gramados, ele retornou ao Boavista. Ganhou a titularidade no Sub-15 e observado pela captação do Santos, que fez o convite para o clube. Na época, o garoto tinha recebido proposta de outros dois grandes, mas optou pelo Santos.

Agora, o Peixe chega a 35 saídas nas categorias de base masculina. Alguns jogadores estouraram idade e não tiveram contrato renovado, outros pediram rescisão ou foram liberados pela falta de minutagem. Outros jogadores já tinham contrato por terminar. Enquanto isso, são mais 27 contratações. São cinco para o Sub-20, nove para o Sub-17 e treze novos atletas para o Sub-15.

Veja as contratações do Santos para as categorias de base (27):

  • 2004: Fernando Nava
  • 2005: João Pedro Constâncio, Alejandro Villarreal (ainda não bidou)
  • 2006: Yuri Felipe, Nicola Profeta (ainda não bidou)
  • 2007: Fabiano Monroe, Gabriel Paes, Gianlucca Mirto, Gustavo Assis, Nabil Neto, Antonny Martins (ainda não bidou)
  • 2008: Henrique Silva, Iago Felipe, Nicolas Augusto
  • 2009: Alexsander Castro, Guilherme Araújo, Ian Vicentini, Lucas Camargo, Lucas Pinto, Nathan Rocha, Guilherme Maia, Eder Luan, João Vitor Lima, Luís Amaro, Evandro Melgaço, George Costa, Guilherme Paolini

Veja as saídas da base do Santos (35):

  • 2003: Diogo Correia
  • 2004: João Inácio, Caio Padovam, Kauan Ferreira, Robert Souza
  • 2005: Orlando Neto, Felipe Ferreira, Matheus Ramos
  • 2006: Henrique Miranda, Kauã Souza, Rafael Gato, Gustavo Casanova
  • 2007: Guilherme Dias, Pedro Diego, Pedro Levi, Asafe Mesquita, Murilo Coutinho, Luís Gustavo, Nicolas Fonseca, Pablo Souza
  • 2008: Thiago Brauwer, Weverton Fayfe, Enzo Freitas, Enzo Peres, Lucas Branquinho, Gustavo Justino, Moisés Braga, Victor Emanuel, Davi Lira, Kauá Barbosa
  • 2009: Lucas Silva, Harley Matheus, João Amorim, Rian Souza, Lucca Piacesi

Leia também: